Mercado de câmbio

Páginas: 10 (2450 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
MERCADO CAMBIAL
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o mercado de câmbio ou de divisas, qual o papel dos bancos e dos corretores nas transações e os grupos que podemos encontrar no mercado.
Chama-se mercado de câmbio o ambiente, abstrato, onde se realizam as operações de câmbio, entre os agentes autorizados a operar pelo Banco Central (bancos, corretoras, distribuidoras, agências deturismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes.
No Brasil as negociações de cambio são autorizadas pelo Banco Central, que desempenha o papel de regulamentar e fiscalizar as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. O Bacen estabelece as condições pelas quais um banco pode operar em câmbio.
Além de exportadores e importadores, o mercado cambial é composto das bolsas devalores, dos bancos, dos corretores e todos aqueles que efetuam transações com o exterior. Participam do mercado cambial os vendedores de moedas, os compradores, os bancos, os corretores e as autoridades monetárias.







2 DESENVOLVIMENTO
O mercado cambial ou de divisas é o mercado onde são compradas e vendidas as moedas dos diferentes países, pois não são aceitas moedas estrangeiras empagamento das exportações, nem moeda nacional em pagamento das importações. É aquele que envolve a negociação de moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentar essas moedas. Além de exportadores e importadores, o mercado cambial é composto das bolsas de valores, dos bancos, dos corretores e todos aqueles que efetuam transações com o exterior.
O mercado cambial é uma operação financeirade compra e venda, troca ou compra de valores em moedas de outros países. Normalmente, usa-se como referência cotar uma moeda em relação ao dólar americano, porém também são utilizados o marco alemão (Europa) e Iene (Ásia). Muitos bancos de todos países oferecem serviços de câmbio, mas apenas alguns criam e mantém um mercado, assumem posição ou mantém um estoque de moedas estrangeiras.
No mercadocambial podemos encontrar dois grupos: o grupo vendedor, que são os exportadores, turistas, tomadores de empréstimos, vendedores de serviços e especuladores. E o grupo comprador, que são os importadores, turistas, compradores de serviços, compradores de títulos e especuladores.
No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentesautorizados pelo Banco Central (bancos, caixas econômicas, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes. O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e engloba as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados oucom sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São ilegais os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira oriunda de atividades ilícitas. O câmbio no Brasil, desde aimplementação do Plano Real, conviveu com três fases distintas de regime cambial:
1- Regime de câmbio flexível, oscilando em função da oferta e da demanda.
2- O Banco Central fixava limites máximo e mínimo, a autoridade monetária atuava no mercado vendendo ou comprando moeda estrangeira.
3- Dão maior poder ao Banco Central na determinação da taxa de câmbio.
Os bancos atuam como intermediários entre osdois grupos acima, centralizando a compra e venda de divisas. Um banco, em suas operações de câmbio, caracteriza-se como um órgão de pagamentos internacionais, utilizando-se de suas agências e correspondentes no exterior.
Os corretores de câmbio atuam como intermediários entre os bancos e as partes interessadas, encarregando-se de procurar as melhores taxas e condições para seus clientes. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado de cambio
  • Mercado de Cambio
  • Mercado de cambio
  • Mercado de cambio
  • MERCADO DE CAMBIO
  • Mercado de cambio
  • Mercado de Cambio
  • Mercado de cambio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!