Mercado de ações

Páginas: 11 (2531 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
Mercado de ações

O que é a Bolsa de Valores?

É o local onde se compram e se vendem as ações de companhias de capital aberto. A Bolsa de Valores de São Paulo constitui uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

O que são valores mobiliários?

Valores mobiliários são títulos com valor financeiro. Podem ser ações, bônus de subscrição(preferência na compra de novas ações), debêntures (títulos que as empresas emitem e que garantem aos compradores uma remuneração certa em prazos definidos) ou notas promissórias (títulos de crédito emitidos pelas empresas, que dão a seu titular o direito de crédito contra a emitente).

O que são as Corretoras?

São as instituições que compram e vendem ações para você. As Corretoras constitueminstituições financeiras membros das Bolsas de Valores, credenciadas pelo Banco Central, pela CVM e pelas próprias Bolsas, e estão habilitadas, entre outras atividades, a negociar valores mobiliários com exclusividade no sistema eletrônico da BOVESPA.

O que são ações?

Ação é uma parte do capital de uma empresa. Com uma ou mais partes do capital da empresa, você se torna sócio dela. Sendomais formal, podemos definir ações como títulos nominativos negociáveis que representam para quem as possuem, uma fração do capital social de uma empresa.

Quais são os tipos de ações?

As ações podem ser:

Ordinárias (ON): que concedem o direito de voto nas assembléias da empresa;
Preferenciais (PN): que oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso deliquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem.

As ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o "ON" ou o "PN". As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essas diferenças variam de empresa para empresa, portanto, nãoé possível fazer uma definição geral das classes de ações.

O que são dividendos?

Quando uma empresa vai bem, ela divide os lucros com quem tem suas ações. Isso são os dividendos. Ou seja, os dividendos correspondem à parcela de lucro distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, apurado ao fim de cada exercício social. A companhia deve distribuir, no mínimo, 25% deseu lucro líquido ajustado.

Os dividendos podem chegar ao investidor de duas maneiras:
1. O pagamento de dividendos dos acionistas que detém ações no livro de registros da empresa é realizado diretamente pela empresa aos acionistas por meio de crédito em conta corrente ou disponibilizado no caixa do banco da empresa, mediante apresentação de documentos.
2. Para aqueles que têm suas açõescustodiadas na CBLC, os valores são repassados pela empresa à CBLC que os repassa para os Agentes de Custódia, responsáveis pelo repasse do pagamento aos acionistas.
3.
O que é subscrição?

A Subscrição é um aumento de capital deliberado por uma Empresa, com o lançamento de novas ações, para obtenção de recursos. Os acionistas da empresa têm preferência na compra dessas novas açõesemitidas pela companhia, na proporção que lhe couber, pelo preço e nos prazos preestabelecidos pela empresa. Essa preferência detida pelos acionistas é chamada de Direito de Subscrição. O Direito de Subscrição é um ativo negociado no pregão da BOVESPA, no decorrer do prazo preestabelecido para o exercício do Direito de Subscrição. Transcorrido o prazo, o ativo deixa de existir.
O que é bonificação?Em ações: A bonificação é a Distribuição de resultados da companhia mediante emissão de ações, quando de incorporação de reservas ao capital social.  As ações bonificadas são entregues gratuitamente aos acionistas, na proporção da quantidade de ações possuídas.  A bonificação aumenta a quantidade de ações da empresa, sem alterar o valor do patrimônio.
Em dinheiro: A distribuição aos acionistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • O mercado de ações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!