Mercado de ações

Páginas: 22 (5252 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
1.1 - O que é a Bolsa de Valores?
É o local onde se compram e se vendem as ações de companhias. A Bolsa constitui uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
1.2 - Gostaria de conhecer a BOVESPA. O que devo fazer?
Entre em contato com a Supervisão Educacional da BOVESPA, pelo telefone (11) 3233-2298, fax (11) 3233-2392 ou via e-mail:visite@bovespa.com.br.
1.3 - Onde encontro as publicações e folhetos da BOVESPA?
Neste site, acesse o item "Investidor" e em seguida a opção "Publicações" e clique em "Gratuitas". Lá você poderá consultar todas as publicações gratuitas da BOVESPA e verificar condições e preços daquelas que são comercializadas.
2.1 - O que são ações?
Ação é um pedacinho de uma empresa. Com um ou mais pedacinhos daempresa, você se torna sócio dela. Sendo mais formal, podemos definir ações como títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa.
2.2 - Quais são os tipos de ações?

As ações podem ser:

- Ordinárias (ON): que concedem o direito de voto nas assembléias da empresa;
- Preferenciais (PN): que oferecem preferência no recebimento deresultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem.

As ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o "ON" ou o "PN". As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essasdiferenças variam de empresa para empresa, portanto, não é possível fazer uma definição geral das classes de ações.
2.3 - O que são as Corretoras?
É a instituição que compra e vende ações para você. As Corretoras constituem instituições financeiras membros das Bolsas de Valores, credenciadas pelo Banco Central, pela CVM e pelas próprias Bolsas, e estão habilitadas, entre outras atividades, a negociarvalores mobiliários com exclusividade no sistema eletrônico da BOVESPA.
2.4 - Como posso investir em ações?

Você deve procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obtermelhores resultados.

Além disso, você pode investir por meio de Fundos de Ações, administrados por um banco ou mesmo por uma corretora, sendo que as decisões em relação a quando e em quais ações investir, nesse caso, são tomadas pelo banco ou corretora. Outra opção é a de investir através de um clube de investimento, no qual um grupo de pessoas físicas se reúne e procura uma corretora, para aplicarrecursos em uma carteira de ações.
2.5 - Qual o valor mínimo para começar a investir em ações?
Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher. Uma alternativa para quem está começando é participar de um clube de investimento, associação na qual várias pessoas contribuem com umapequena quantia e, com isso, acumulam mais recursos para investir.
2.6 - O que é um Clube de Investimento?

Trata-se de uma aplicação financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em ações. Ele pode ser criado por empregados ou contratados de uma mesma entidade ou empresa ou, ainda, por um grupo de pessoas que têm objetivos em comum, como professores, metalúrgicos,donas-de-casa, médicos, aposentados, entre outros. Para criar o Clube de Investimento, você vai precisar de
um administrador - que pode ser uma Corretora Membro da BOVESPA.
Saiba mais sobre Clubes de Investimentos - clique aqui.
2.7 - O que é Fundo de Garantia das Bolsas de Valores?

A BOVESPA mantém um Fundo de Garantia com a finalidade de assegurar aos investidores do mercado de valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • Mercado de ações
  • O mercado de ações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!