Mercado Consumidor

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015
COMPARATIVO DO MERCADO CONSUMIDOR ATUAL X ÉPOCA DAS TEORICAS CLASSICAS E CIENTÍFICAS



A globalização afeta diretamente a competitividade entre as empresas. Essa competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, a fim de alcançar a aceitação dos seus produtos e/ou serviços, a permanência no mercado queatuam, e também seus objetivos afetados.
O preço de venda, no passado foi muitas vezes definido e analisado de forma sensível, com base em informações e dados subjetivos. Este tipo de análise e decisão não mais atende as necessidades que a competitividade trouxe, principalmente em períodos recessivos e de crise, quando a demanda cai de forma relevante, surgindo uma verdadeira “briga de preços”,fato que permite, por exemplo, a existência de duas empresas com a mesma estrutura física e de recursos financeiros, praticando preços muito diferentes.
No campo social, a globalização impõe novos costume de consumo em escala mundial e todos querem consumir os mesmo produtos em qualquer parte do planeta. Fazer com que os produtos cheguem nesse local em primeiro lugar é um desafio dasOrganizações que buscam incessantemente satisfazer as necessidades do consumidor.
Nos Tempos anteriores a era da informação, o mercado era mais restrito. Limitava-se a região e ultrapassar essa fronteira já era um acontecimento, sair dos limites nacionais, então, era um luxo concedido a poucos consumidores.
O mercado era mais definido pelas classes sociais e os produtos que estas classesconsumiam. A globalização e a abertura do comércio permitiu que os produtos fossem ofertados em maior escala e atingissem uma maior fatia de consumidores. Já se observa hoje que várias classes usam os mesmos produtos, frequentam os mesmo lugares e se misturam com mais frequência. Essa evolução do mercado aconteceu e atingiu as empresas que foram obrigadas a se adaptar e reposicionar seus produtosnesse novo mercado.
O consumidor é afetado pelo mundo em constante mutação e os produtos devem acompanhar essa evolução social e econômica. O mercado apresenta novas tendências e o produto precisa se ajustar.

O trabalho sempre esteve presente na história da humanidade, sendo seu objetivo inicial, sobrevivência. Porém, com a Revolução Industrial, passou-se a o lucro e para obtê-lo era precisomão-de-obra de baixo custo, fato que teve como conseqüência a exploração do trabalhadores.
Essas características pertencem ao modo de produção capitalista, que se consolidou na Inglaterra, através da primeira Revolução Industrial, que ocorreu no final do século XVIII e foi possível graças ao acúmulo de capital, conquistado através do mercantilismo. A partir daí, surgem as fábricas, há o uso de máquinasà vapor, ocorre uma maior divisão do trabalho e, consequentemente, o aumento da produção. O capitalismo desde sua origem é um sistema de exploração da mão-de-obra, pois já nessa época houve a concentração de riquezas nas mãos dos grandes proprietários capitalistas.
Na segunda metade do século XIX, houve a segunda Revolução Industrial, a qual foi a inserção de outros países nesse processo,proporcionando assim, a expansão do capitalismo, sendo a passagem do capitalismo competitivo para o monopolista, com formação de grandes empresas e a fusão do capital bancário com o capital industrial. Houve o progresso técnico-científico, possibilitando o desenvolvimento de novas máquinas, utilização do aço, do petróleo e da eletricidade, evolução dos meios de transporte e expansão dos meios decomunicação.
Na década de 1970, de acordo com MAGNOLI (1995) ocorreu a terceira Revolução Industrial, a qual alterou o panorama produtivo mundial, devido ao surgimento de tecnologias microeletrônica e da transmissão de informações sobre a automatização e robotização dos processos produtivos. Além disso, surgiram novos ramos industriais, como a indústria de computadores e softwares, telecomunicações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercado consumidor
  • Mercado consumidor
  • Mercado Consumidor
  • MERCADO CONSUMIDOR
  • MERCADO CONSUMIDOR
  • Mercado consumidor
  • Mercados consumidores
  • Mercado Consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!