Mercado Chin S E Globaliza O

1389 palavras 6 páginas
COLÉGIO E FACULDADE ANCHIETA

Bruna Gomes Vieira
3º EMC A

MERCADO CHINÊS E GLOBALIZAÇÃO

Disciplina: Administração de Vendas
Professor Luís Carlos

São Bernardo do Campo
2012
SUMÁRIO
Introdução 3
Definição de globalização 4
“A terra do meio ou centro do mundo” 5
Conclusão 7
Referências bibliográficas 8

INTRODUÇÃO
Desde o século XIX, a China estava submetida aos interesses das nações imperialistas que além de explorarem os recursos naturais existentes no território chinês, controlavam grande parte da economia. Porém, a partir de 1949, foi instalado o regime socialista no país por Mao, beneficiado pela também socialista, União Soviética.
Inicialmente, o governo chinês investiu na atividade industrial e priorizaram o desenvolvimento da agricultura e a modernização do campo. Esses investimentos colaboraram para o crescimento em ritmo acelerado da economia, além de conquistas na área social.
Em 1960, a China rompe relações político-econômicas com os soviéticos e sofre com a estagnação da economia, proveniente do isolamento. Essa situação só seria superada a partir de 1976, no poder de Deng Xiaoping, com um conjunto de medidas de liberalização da economia. Esse novo modelo adotado pela China – economia socialista de mercado – coincidiu com o “boom” da globalização que promoveu grandes mudanças no cenário mundial.
Atualmente, a China é a 2ª maior economia mundial e maior exportadora. De fato, os “Made in China” estão por toda parte graças à globalização.

DEFINIÇÃO DE GLOBALIZAÇÃO
A globalização é um processo de integração social, cultural, política e econômica que adquiriu força com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação e transporte. O termo caracteriza a expansão internacional de capital, produção, tecnologia, consumo, etc. Essa expansão se intensificou nos anos 80 e é fruto do neoliberalismo econômico; porém ao analisar o conceito com mais profundidade, historicamente, o processo de maior internacionalização das relações comerciais tem

Relacionados

  • Teste
    57022 palavras | 229 páginas