Mentir é sempre pecado?

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
As pessoas tendem a considerar a mentira como um pecado circunstancial, como se determinadas situações - salvar pessoas em risco de vida, por exemplo - a tornassem moralmente legítima. No entanto, adoutrina tradicional da Igreja ensina que a mentira é sempre e intrinsecamente má. “A mentira é, por sua natureza, condenável” [1], diz o Catecismo. Isso significa dizer que ela não é pecado porque éproibida - como é comer carne na Sexta-Feira Santa, uma proibição de que se pode obter dispensa -, mas porque é desordenada em si mesma. Por isso, não é justificável mentir em nenhuma circunstância.O Catecismo da Igreja Católica define a mentira como “falar ou agir contrariamente à verdade, para induzir em erro” [2]. No caso, trata-se de falar ou agir contrariamente àquilo que está na própriamente. Uma pessoa, por exemplo, que estivesse enganada a respeito de algo e o comunicasse, pensando ser a verdade, não mentiria. Se, ao contrário, se começa a dizer coisas que não estão de acordo como que está na mente, a razão de ser da palavra, que é comunicar os pensamentos, desaparece.

É preciso levar em conta, sobretudo, o grande apreço que os cristãos devem ter pela verdade, pois NossoSenhor se definiu como “o caminho, a verdade e a vida” [3] e o Espírito Santo foi chamado por Ele de “o Espírito da Verdade” [4]. Ao mesmo tempo, é com seriedade que Jesus repreende os mentirosos: “Ovosso pai é o diabo, (...) nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala o que é próprio dele, pois ele é mentiroso e pai da mentira” [5].

Em certas circunstâncias, existe a possibilidade de serecorrer à chamada restrição mental. Em sentido estrito, também ela é pecaminosa, pois não passa de um modo “sofisticado” de mentir. Em sentido amplo, porém, sendo uma frase ou um gesto ambíguo, elapode ser justificada, caso exista uma razão grave e proporcionada, como salvar uma vida, manter a boa fama, guardar o sigilo de Confissão ou o segredo profissional etc. Às vezes, uma pessoa faz uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mentir ou não mentir
  • O pecado
  • pecado
  • Pecado
  • pecado
  • Pecado
  • O Pecado
  • sempre e sempre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!