Mensuração de capital intelectual

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
RESUMO
Em um grupo de natureza intangível, o capital intelectual vem sendo considerado recurso primordial, assim como as metodologias que objetivam desenvolve-lo, usando a inovação, o aperfeiçoamento organizacional e a melhoria das habilidades, configurando-se como ferramentas para o aumento da competitividade nas organizações.
ABSTRACT

In a group of intangible, intellectual capitalhas been considered essential feature, as well as the methodologies that aim to develop it, using innovation, improvement and improving organizational skills, configuring itself as a tool to increase competitiveness in organizations.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho parte da premissa que as organizações são compostas por elementos tangíveis e intangíveis.
O trabalho e feito sobre oselementos de natureza intangíveis, entende-se que são todos aqueles de natureza incorpórea (cultura organizacional, procedimento de trabalho, conhecimento e experiência dos funcionários). Esse últimos tem sido descritos na literatura, como “ Capital Intelectual”.
O capital intelectual está diretamente relacionado aos elementos intangíveis resultados das atividades e práticos administrativas.Para entender o papel do CI, pode fazer uso da metáfora apresentada por Edvinsson e Malone (1998). Considera-se a empresa um organismo vivo. Exemplo: uma arvore. O tronco, os galhos e as folhas estão discretos como organogramas, relatórios demonstrativos financeiros e outros documentos.
O investidor analisa a árvore e busca frutos maduros para colher, mais grande parte dessa árvore esta nosubsolo, em forma de raízes.
Apesar da aparência saudável da árvore, e nas raízes que percebe quão saudável ela será nos anos vindouros.
As raízes de uma empresa, os valores não vistos, são o que constitui o CI.
Torna-se fundamental a criação de um instrumento para medir essas “raízes escondidas”.
Em outras palavras, conhecer e acompanhar a relação com os clientes, a eficácia dosprocessos internos, a rotatividade dos colaboradores e sua capacidade de liderança é tão importante quanto garantir um fluxo de caixa positivo ao final do mês.
DESENVOLVIMENTO
Em uma organização pode ser encontrados três tipos de capital; o capital financeiro; capital físico; capital intelectual.
Dentro dos grupos de natureza intangível, o capital intelectual vem sendo considerado recursoprimordial, assim como a metodologia que objetivam desenvolve-lo, usando a inovação, a melhoria das habilidades e o aperfeiçoamento organizacional. Dessa forma, o capital intelectual promove a integração entre ativos de natureza intangíveis e os de natureza tangíveis, gerando valor agregado e crescimento econômico.
Capital intelectual é o conhecimento existente em uma organização que pode serusado para criar uma vantagem diferenciada. Quanto mais inteligente, sofisticada e integrada a nova economia, caracterizada por um alto grau de diversificação, velocidade e complexidade, mais chances a empresa terá em sobreviver e crescer.
Mensuração do Capital Intelectual
A definição de capital intelectual abrange vários elementos intangíveis, alem do próprio capital humano.
Para queexista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos que os autores Edvinsson e Malone (1998) relacionam como.
- Capital Humano: composto pelo conhecimento; habilidade, cultura, valores, poder de inovação, filosofia da empresa.
- Capital Estrutural: inclui equipamento de informação, softwares, patentes, marcas registradas.
-Capital de Clientes:envolve o relacionamento com clientes e tudo mais que agrega valor para os clientes da organização.
Foram identificados alguns valores de sucesso que deveriam ser maximizados e incorporados a estratégia organizacional. Esses fatores foram agrupados em cinco áreas distintas de foco:
1. Foco financeiro
2. Foco clientes
3. Foco processo
4. Foco renovação de desenvolvimento
5. Foco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capital intelectual
  • O que é capital intelectual?
  • Capital Intelectual
  • Capital Intelectual
  • Capital intelectual
  • capital intelectual
  • Capital intelectual
  • Capital intelectual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!