Meninos não choram

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Baseado na história real de Teena Brandon, “Meninos Não Choram” relata a juventude de uma jovem garota que decide assumir sua homossexualidade, mas para fugir do preconceito e negação da sociedade adota nova identidade, transformando-se no garoto Brandon.
Do meio dos Estados Unidos, surge um ser com uma vida dupla extraordinária, um triângulo amoroso complicado e um crime que abalaria ointerior do país.
Com apenas 21 anos, Teena Brandon passa a comportar-se, vestir-se e agir como um garoto. Sua espontaneidade e inocência causa fascínio entre as mulheres, e Brandon é rapidamente aceito por um grupo de jovens da cidade.
É durante este período que Brandon assume o jogo de duplicidade física e afetiva. A negação de Teena em aceitar sua verdadeira sexualidade diante de um ambientepreconceituoso é o grande fio de condução da história. Sua negação arriscada reflete o medo e ingenuidade que a garota parece sentir frente a um mundo cruel e bruto, que evita qualquer explicação ou entendimento.
Meninos Não Choram explora as contradições da identidade e juventude americana através da vida e da morte de Brandon Teena. Através de um caos de desejo e assassinato, surge a história de umjovem americano à procura do amor, de si mesmo e de um lugar para chamar de lar.
O que num primeiro momento parece girar em torno da identidade sexual confusa e em choque, acaba tomando rumos mais fortes e devastadores. Numa segunda parte, Meninos Não Choram intensifica sua analise sobre o bem estar individual da garota e a relação que esta provoca na sociedade em que vive, principalmenteperante as leis e as pessoas que a cercam.
O filme Meninos Não Choram, não apenas retrata a vida de uma garota, mas também o universo proletário observado nas cidades do interior dos Estados Unidos onde jovens deslocados, pobres e sem perspectivas, integram um grupo social onde o alcoolismo e o crime são elementos corriqueiros.
Esta abordagem expõe a realidade que aprisiona a garota, recheada depreconceitos, culminando em atos violentos, egoístas, claramente insanos e neurótico-moralistas.
No filme, o amor entre Brandon e Lana demonstra um grande respeito recíproco enquanto os machões pretendem que sua mulher esteja sempre a sua ordem, seja sua subordinada como um Ser inferior.
Teena não está à vontade como menina, se realiza quando se torna Brandon, mas precisa esconder sua verdadeirasexualidade por motivos externos. Ela tem que ocultar sua intimidade de Teena quando se torna Brandon, apenas pela vocação daquela sociedade em reprimir as diferenças, não as tolerando.
Retrata a vida e a morte de Teena Brandon, uma vida que foi violentamente arrancada, interrompida. Teene era uma jovem homossexual. Do tipo que possui uma alma masculina presa a um corpo feminino, assim, paraamenizar a situação ela cortava seu cabelo como o de um rapaz se vestia como um rapaz, usava meias dentro da cueca ou pênis de borracha e, é claro, se comportava como um rapaz. Quando diziam a ela que ela era lésbica ela negava veementemente.
Em Falls City ela podia ser Brandon, um rapaz comum, com amigos e namorada. Ninguém sabia de sua homossexualidade. E tudo teria dado certo se Teena nãofosse procurada da justiça por roubo de carros. Teena é descoberta por seus amigos, e depois é estuprada por dois deles. Depois de ser estuprada, Teena vai à polícia e denuncia os estupradores, mas não demora muito e eles se vingam e a matam.
Ainda é uma história brutal, denunciando a violência, a intolerância, a incompreensão e ignorância do ser humano diante de tudo que for diferente e não seenquadrar nos padrões estabelecidos. Mas também uma história de amor entre o casal Brandon e Lana, a garota que a principio pensa realmente que ele é um rapaz, mas também o aceita quando descobre a verdade.
Os estigmas e dificuldades dos jovens em Falls City passam pela falta de oportunidades de um local isolado, pelo abuso dos excessos e pela tradição ultraconservadora que instaura um clima de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tese Meninos nao choram
  • RESENHA DO FILME MENINOS NÃO CHORAM
  • Resenha do filme meninos não choram
  • RESUMO DO DOCUMENTÁRIO "NÃO GOSTO DOS MENINOS"
  • menino
  • Choram as rosas
  • Meninos
  • o menino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!