Menino selvagem

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
Na passagem do século XVIII para o século XIX, acreditava-se que os seres humanos teriam o poder de tornar o mundo em um lugar melhor. Neste momento da história foi criada na França a Sociedade dosObservadores do Homem, entre os pesquisadores da época estavam os médicos Philippe Pinel e Jean Itard. Nesta época Itard desenvolveu seu programa educativo e de trabalho com o “garoto selvagem”,encontrado nas florestas do sul da França, por uma jovem que o avistou em sua caminhada no bosque de Caune, o “garoto selvagem” tinha por volta de 12 ou 13 anos.
Itard ao ler o Jornal e ver a reportagemsobre o “garoto selvagem” se encanta ao acreditar que este seria um ótimo objeto de estudo sobre as origens da linguagem e do pensamento; ele se encanta ao pensar que seria ótimo examinar um menino quenunca fora educado, consegue leva-lo a Paris para estudar seu nível de inteligência. Itard pensava que o menino tinha faculdades intelectuais e afetivas diminuídas, mas não perdidas pra sempre.
EmParis, seus cuidados são registrados como ele adquire conhecimentos que o humanizam, para o médico acompanhar estes processos significaria questionar os limites empíricos entre homem e animal. O médicoconduz o garoto a uma casa, onde é esperado por inúmeras pessoas, assim, tendo dificuldade ao descer e procurando um espaço entre a multidão; mesmo sendo esperto, precisou do auxilio das criados que oarrastaram até uma dependência.
O médico Pinel diagnosticou o “garoto selvagem” como sendo um idiota, acreditando que por isso, o garoto tenha sido abandonado pelos pais. O Itard, não compartilhavada opinião do colega; assim, propôs a seguinte questão: Quais consequências da privação do convívio social ausência absoluta da educação social humana para a inteligência de um adolescente que viveuassim, separado de indivíduos de sua espécie? O comportamento do menino selvagem, posteriormente, chamado de Victor, por causa do som emitido da vogal “Oh”, era explicado pelo médico pela situação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O menino selvagem
  • O menino selvagem
  • O menino Selvagem
  • O menino selvagem
  • Menino selvagem
  • O menino selvagem
  • O menino selvagem
  • O menino selvagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!