Menino macaco

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015

Relatório com base no documentário “O menino macaco de Unganda” e discussão sobre a noção de “ser humano” no filme e na que foi apresentada por Saviani.

“O trabalho educativo é o ato de produzirdireta e intencionalmente, em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (Savianni, 2005, p.13).
Savianni distingue o ser humano de duasmaneiras, o ser humano social e o ser humano biológico. O ser biológico vem ao mundo com suas características genéticas e isso não lhe dá garantias de desenvolvimento, pois nasce inacabado e ainfluência para sua evolução social e biológica vem do ambiente em que ele está inserido, é esta influência que molda e torna o ser adequado a uma determinada sociedade.
O menino macaco passou por muitasdesventuras em seus breves três anos de convivência na sociedade humana, perdeu sua mãe por conta da picada de uma cobra e sofria maus tratos de seu pai, que estava sempre alcoolizado e violento, asociedade apresentada ao menino não era segura para ele.
O desenvolvimento cognitivo de uma criança de três anos não permite que esta possa distinguir o que é certo e errado, nessa idade a criança seencontra em uma fase associativa, onde ela irá copiar mediador mais próximo, como o menino estava na floresta e convivia com os macacos adotou os métodos de linguagem, nesse caso corporal e não a linguagemfalada e também os hábitos alimentares e a autodefesa.
Quando o menino foi trazido de volta para a civilização humana enfrentou novamente muito problemas, é mais fácil educar e socializar um bebedesde o nascimento do que uma criança com seis anos e uma formação cultural já pré-estabelecida, a adaptação é dolorosa e lenta. O menino era um atrativo para os moradores do vilarejo, e despreparadospara tal acontecimento não sabiam lidar com ele, o deixavam irritado e cada vez mais desconfiado, para o menino aquele não era o seu porto seguro, era tudo novo e estranho. Somente com muita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macacos
  • macaco
  • macacos
  • macaco
  • macacos
  • Macacos
  • o macaco
  • macaco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!