menino do engenho

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Leitura e Analise
Livro Menino do Engenho






Nomes : Kely de Fátima ilanski nº 32
Maiane Knaul nº






Marechal Cândido Rondon, 2014
1- Bibliografia: O livro a seranalisado é Menino do engenho de José Lins do Rego e se trata de uma autobiografia de sua infância onde buscava relatar a biografia de seu avô, o coronel José Paulino. O livro foi publicado em 1932,e está entre as principais obras do autor, assim como: Doidinho (1933), Banguê (1934), O Moleque Ricardo (1935), Usina (1936), Pureza (1937), Pedra bonita (1938), Riacho doce (1939), Fogo morto (1943)e etc...

2- Resumo do enredo: A história começa quando Carlinhos com 4 anos de idade acorda por um grande barulho em sua casa, e encontra sua mãe deitada no chão toda ensanguentada , seu pai amatara com um tiro, e seus motivos não são explicados , seu pai se despede e é levado para um hospício.
Carlinhos é levado para o engenho de seu avô, na várzea do Rio Paraíba (PB).
Neste engenho,denominado como engenho Santa Rosa, Carlinhos começa uma vida nova ao lado de seu avô José Paulino, tia Maria, tio Juca, os negros e as negras entre outros que moravam na casa grande.
E logo conhece ascoisas ruins da vida, que aprendeu com Zé Guedes e seu primo Silvino.
Carlinhos teve algumas paixões, como Maria Clara, uma prima civilizada do Recife, que estava ali com a família para passar férias.A paixão é violenta: os passeios, o beijo, as lágrimas da partida. Por outro lado a sexualidade precoce encontra na negra Luísa.
Tia Maria se casa e se muda da casa grande, ele ficava sem mãe pelasegunda vez. E com doze anos conheceu uma mulher como homem e com ela pegou a doença- do- mundo. Chegou a hora de Carlinhos ir para o colégio, como um método de correção, uma nova vida começou levavapara o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o corpo”. 

3- Personagens: Dentre os personagens temos a prima Lili, a prima Maria Clara, o avô coronel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O menino de Engenho
  • O menino de engenho
  • Meninos de engenho
  • menino do engenho
  • Menino De Engenho
  • O menino do Engenho
  • MENINO DE ENGENHO
  • menino de engenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!