menigomiocele

500 palavras 2 páginas
MENINGOMIELOCELE por: Colunista Portal - Educação

Meningomielocele
Meningomielocele
Conceito: a mielomeningocele caracteriza-se por uma falha no fechamento do tubo neural que compromete a medula, os arcos vertebrais e o manto cutâneo, localizando-se na linha média, em qualquer nível da coluna vertebral, tendo, no entanto, predileção pela região lombossacra, onde ocorrem 75% dos casos. A lesão pode estar completamente coberta por pele ou apresentar uma área de tecido róseo, ricamente vascularizado.

Etiologia: a causa é desconhecida, porém há evidências de que fatores como: radiação, drogas, ácido valpróico, desnutrição, predisposição genética e o uso de substâncias químicas.

Diagnóstico: a mielomeningocele normalmente não oferece dificuldade e, em muitos casos, já é observado intra-útero, por meio da ultrassonografia. E a falha do fechamento do tubo neural permite a excreção de substâncias fetais no líquido amniótico como a alfa feto proteína, a qual serve como triagem pré-natal quando dosada no soro materno das gestantes de risco.

O distúrbio produz disfunção de muitos órgãos e estruturas como hipotonia de membros inferiores, pés tortos e subluxação dos quadris, no trato geniturinário com gotejamento urinário contínuo e no trato gastrointestinal com incontinência fecal. O perímetro cefálico deve ser sempre aferido e também realizar a investigação dos sinais de hipertensão intracraniana, como fontanela tensa, abaulamento, opistótono e olhar-de-sol poente.

As alterações no ritmo cardíaco, respiratório, presença de estridor, apnéia, paralisia das cordas vocais, acúmulo de secreções e problemas de deglutição, como engasgos, podem ser decorrentes da herniação do bulbo e amígdalas cerebelar pelo forame magno, denominada de malformação II de Chiari.

Tratamento: o tratamento é cirúrgico e o objetivo é a preservação e a proteção do tecido nervoso, com o fechamento do defeito cutâneo. E o tratamento cirúrgico deve ser realizado imediatamente,

Relacionados