menigente

837 palavras 4 páginas
1- Meningite Bacteriana

Meningite Bacteriana é a inflamação das Meninges, (são membranas que envolvem o encéfalo(cérebro, bulbo e cerebelo), e a medula espinhal que corre por dentro da coluna vertebral. Elas são constituídas por três camadas: dura-máter, aracnoide e a pia-máter, circula o líquido cefalorraquidiano (lcr) ou líquor), provocadas por bactérias, 80% dos casos de meningites são causadas por três espécies de bactérias sendo elas: neisseria meningitidis, hemophilus influenzae e streptococos pneumoniae.
As três bactérias encontram-se normalmente no ambiente que nos rodeia inclusive ela pode viver em nossas narinas ou no aparelho respiratório sem nos causar danos nenhum, mas de maneira ocasional algum destes organismos infectam o cérebro sem que se possa identificar a razão disto acontecer.
Em outros casos a infecção deve-se a uma ferida na cabeça ou é provocada por uma anomalia do sistema imunitário.
As pessoas que correm maior risco de contrair essas bactérias são as que abusam do álcool ou as que foram submetidas a uma esplenectomia (extirpação do baço) ou aquelas que têm infecção crônica do ouvido ou nariz, uma pneumonia pneumocócica ou uma drepanocitose.
As infecções por estas bactérias são habitualmente consequências de feridas ou cirurgias feita na cabeça, no cérebro ou na medula espinhal, de uma infecção no sangue ou contraída no hospital.
Essas infecções acontecem com maior frequência entre pessoas com um sistema imunológico deficiente, por exemplo:
Pessoas que sofrem de insuficiência renal ou estão fazendo uso de corticosteroides têm um risco mais elevado de contrair a meningite pela bactéria Listeria
A meningite é mais frequente em crianças entre 1 mês a 2 anos de idade, e é menos frequente em adultos a menos que tenham determinados fatores de risco
Pequenas epidemias podem surgir em ambientes como campos de treino militar, residenciais de estudantes, ou outros sítios onde as pessoas se encontram em contacto estreito.
A meningite

Relacionados