meneijo integrado de pragas

835 palavras 4 páginas
A bananeira se multiplica vegetativamente, emitindo novas plantas a partir de uma planta adulta e a esse conjunto de plantas interligadas entre si se denomina família ou touceira. Em função dessa característica de reprodução da bananeira, existe uma relação de dependência entre os indivíduos da família (MOREIRA, 1999; SOTO BALLESTERO, 1992). Essa interação pode se refletir na duração do ciclo vegetativo da planta-mãe e planta-filha, em função da época da desbrota, quando se define o tamanho da planta-filha ça ser deixada.

Eliminação da ráquis masculina ("coração")

A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso dos frutos, melhora sua qualidade e acelera a maturação; ajuda também a reduzir danos por tombamento das bananeiras, uma vez que o cacho fica mais leve, além de diminuir a atratividade para as abelhas arapuá (Trigona sp.), insetos que danificam as bananas, cortando as quinas e que podem ser o vetor de doenças como o moko.

A eliminação da ráquis masculina deve ser feita duas semanas após a emissão da última penca, por meio da sua quebra ou corte, que deve ser sempre efetuado 10 a 15 cm abaixo dessa penca.

“Larva alfinete”
Diabrotica speciosa em milho

Diabrotica speciosa (Germar, 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae) é um inseto-praga polífago com distribuição em todos os estados brasileiros, bem como em outros países da América do Sul. Na fase adulta, alimenta-se de folhas, brotações novas, vagens ou frutos de várias culturas, causando redução de produtividade, seja pelo efeito direto do dano causado à planta, ou indireto, por atuar como agente transmissor de patógenos, especialmente vírus. Da mesma forma, as larvas de D. speciosa, que são de hábito subterrâneo, têm causado perdas significativas de produtividade de milho, em razão dos danos causados ao sistema radicular. Fatores como o sistema de produção do milho, novos híbridos, manejo do solo, rotação com outras culturas, baixo índice de parasitismo e proibição de

Relacionados