MEMÓRIAS DE UM DEFUNTO AUTOR - A NOVIDADE DA NARRATIVA MACHADIANA

5936 palavras 24 páginas
Universidade Católica de Brasília
Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Letras
Trabalho de Conclusão de Curso

MEMÓRIAS DE UM DEFUNTO AUTOR - A NOVIDADE DA NARRATIVA MACHADIANA1

Priscila Fernandes dos Santos.*

RESUMO: Este artigo destina-se a mostrar por meio da articulação e da estrutura do romance de Machado de Assis, sobretudo em Memórias Póstumas de Brás Cubas, como o narrador machadiano projeta um incessante caráter irônico-reflexivo sobre a obra e evoca desse modo, um novo tipo de leitor crítico.
Palavras-chave: ironia; reflexão; leitor implícito; leitor ruminante; defunto autor.

ABSTRACT: This article intends to show through of structure and articulation of Machado de Assis' novel, especially in Memorias Postumas Bras Cubas, how the machadiano narrator projects an incessant ironic-reflexive aspect on the book and evokes in this manner, a new kind of critical reader.
Key-words: irony; reflection; implied reader; ruminant reader; defunto autor.

INTRODUÇÃO
O defunto autor foi certamente um dos maiores impactos na história de nossa literatura. Entre um e outro espanto, foi logo classificado pela crítica como irreverente, indeciso, gaguejante, com um pessimismo característico. O fato é que com a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, além de desconstruir o amor romântico e o realismo “seco”, próprios daquela época, Machado rompeu com vários protótipos através desse subterfúgio ficcional. O narrador dessas Memórias Póstumas rompe não apenas a corrente literária de sua época, como também a própria concepção de romance, historicamente delineada. Esse rompimento até hoje causa sobressalto a quem, pela primeira vez, abre essa obra cadavérica.
Brás Cubas se constitui defunto autor para, segundo ele, “sacudir fora a capa” e contar com franqueza a sua biografia. Acontece que entre um evento e outro, entre uma expressão e outra, entre palavras e fatos, existe uma característica ponte chamada ironia. Não uma ironia ligada a sarcasmo, enraizada no pessimismo ou no

Relacionados