Memoril Cultura do nordeste

350 palavras 2 páginas
Principios de ordem
*São recursos visuais que permitem que as formas e os variados e diversos espaços coexistam perceptiva e conceitualmente dentro de um todo ORDENADO, UNIFICADO E HARMONIOSO.
São eles: Eixo, simetria, hierarquia, dado, ritmo/repetição e transformação.
Eixo:
*Uma reta estabelecida por dois pontos no espaço, em relação a qual é possível dispor formas e espaço de uma maneira simétrica ou equilibrada. Talvez seja o meio mais elementar de organizar formas e espaços na arquitetura. Nem sempre é visível podendo ser imaginário.
Simetria:
*Distribuiçao e disposição equilibradas de formas e espaços equivalentes em lados opostos de uma linha ou planos divisores, ou em relação a um centro ou eixo.
Existe dois tipos de simetria: A simetria BILATERAL e a simetria RADIAL.
Hierarquia:
*A articulação da importância ou do significado de uma forma ou espaço através do seu tamanho, formato ou localização, relativamente a outras formas e espaços da organização.
Existe três tipos de hierarquia: Hierarquia por TAMANHO, por FORMATO, por LOCALIZAÇAO.
Ritmo/repetição:
*Um movimento unificador caracterizado por repetição ou alternação padronizada de elementos ou motivos formais na mesma forma ou em uma forma modificada.
Dado:
*Uma reta, um plano ou volume que, por sua continuidade e regularidade servem para reunir, medir e organizar o padrão de formas e espaço.
Transformaçao:
*Um principio de que um conceito, uma estrutura ou organização arquitetônicos podem ser alterados através de uma serie de manipulações e permutações distintas em resposta a um conceito ou conjunto de condições específicos sem perda da identidade ou do conceito.

P.s: Ai ta o resumo de cada um, ai tem que identificar cada um nas fotos e pode ser que não tenha algum deles. Pelo resumo fica mais fácil de intentificar, no livro arquitetura forma espaço e ordem tem o assunto mais explicado a partir da pagina 320.

Relacionados