Memorias p stumas de Dom Casmurro

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015






Memórias póstumas de Dom Casmurro
Dom Casmurro é uma das melhores obras do nosso maior nome das letras: Machado de Assis. Isso ninguém nega. Ninguém nega também que a força do livro está nasua narrativa, onde o narrador vai contando a história da sua vida. Sendo o personagem principal levanta a questão se a sua mulher, Capitu, deu ou não para o seu melhor amigo, Escobar. No qual descrevesendo “rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos, como os pés, como a fala, como tudo”.
Se todo o mérito literário do livro se basear nesse conflito, que já foi tese acadêmica evem sendo discutido desde 1900, não haverá mérito literário nenhum.
Por mais que os defensores da inocência de Capitu postulem que o narrador distorce os fatos e exagera na sua “ponta de Iago” acendidapor seu amigo e agregado José Dias os fatos são deixados no livro. Pistas como num romance policial ou apenas um mero descuido do nosso gênio negro? Vejamos então passagens do próprio livro – aquiusado o da Abril cultural de 1971:
Pág 298 No capítulo XCIX intitulado: O filho é a cara do pai, Machado afirma (seguindo o movimento naturalista) que a genética não falha ao dizer que Bentinho, aoretornar para casa já bacharelado, é a cara de seu pai, já falecido.
Pág 304 Bentinho era infértil, há muito tentava um filho e “não vinha. Capitu pedia-o em suas orações, eu mais de uma vez dava por mima rezar e a pedi-lo.” Ainda no mesmo capítulo, CIV, Bentinho comenta sobre uma suposta aventura extraconjugal de Escobar.
Pág 306 Escobar frequentava a casa de Bentinho quando ele não estava, ajudandoCapitu. Como visto nesse diálogo onde Betinho descobre que seu amigo fez-se o papel de corretor:
-Quem foi o corretor?
-O seu amigo Escobar.
-Ele esteve cá?
-Pouco antes de você chegar; eu não dissenada para que você não desconfiasse.
Pág 307 Bentinho afirma que tem consciência de seu ciúme: “Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DOM CASMURRO E MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
  • dom casmurro
  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!