Memorias secundarias

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
Memórias secundárias

PERGUNTAS INCIAIS:
1) O que é uma memória secundária? Ela é uma memória volátil ou não volátil?
2) Como funciona o RAID?
3) Quais é a principal diferença entre o SSD e o HD?

Primeiramente, o que é memória de computador?

Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são oscomponentes internos ou externos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador).

Conhecendo as memórias secundarias:

A memória secundária (também conhecida como memória de massa) são as memórias de armazenamento que servem para guardar asinformações (que serão usadas para executar tarefas) permanentemente, ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiramente por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplos dememórias secundárias são: discos rígidos, cartões de memória, pendrives, HDs externos, RAID, SSD etc.
Ela pode ser classificada como uma memória não volátil, ou seja, irá guardar informações mesmo com o computador desligado. Das memórias principais não voláteis destacam-se as memórias ROM (traduzidas, memórias de acesso somente-leitura). Essas memórias geralmente são usadas em um computador paragravar a BIOS (espécie de chip que funciona com um micro-programa para controlar todos os dispositivos de um computador. Ele se inicia quando é ligado o computador, aquela famosa tela preta que aparece quando apertamos o botão de ligar do computador).

Memórias secundárias e suas formas de armazenamento
HD


Falaremos a seguir, sucintamente, de que maneira um HD funciona. Considerando que um HDpossui o braço, eixo, disco (também chamado de prato), cabeça de leitura e gravação e ainda o atuador, o seu funcionamento se dá através da movimentação desses itens descritos.
Os pratos de um HD são onde os discos são armazenados, no geral, são de alumínio recoberto por um material magnético e por mais uma camada de material protetor. Assim, quanto mais for trabalhado o material magnético,maior será a sua capacidade de armazenamento do disco.
Esses discos ficam posicionados sob o eixo, que é responsável por fazê-los girar. Nos HDs também possui um dispositivo chamado de cabeça, ou cabeçote, de leitura e gravação. A cabeça de leitura posiciona um leitor (uma espécie de “agulha") sobre os discos magnéticos para ler ou gravar dados. Esses dados são lidos e gravados sem que a agulhaencoste-se ao disco. Isso só acontece porque o HD é hermeticamente fechado e em consequência à alta velocidade em que o disco é submetido, a cabeça de leitura acaba sendo jogada para cima. O atuador presente na estrutura do HD é responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e com isso permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação saia de forma correta, o atuadorconta em seu interior com uma bobina que é "induzida" por imãs (atração/repulsão magnética).

-->falar para onde vão os dados depois de ter sido feita a leitura dos mesmos no disco magnético.

Cartões de memória
Diferente do que acontece nos discos rígidos, em que o processo de gravação de informações é mecânico, os cartões utilizam a chamada memória flash. Também conhecida como armazenamentosólido, esse tipo de técnica de gravação e leitura acaba gerando equipamentos mais resistentes a impactos, mais velozes na transferência de dados e com maior durabilidade.

O procedimento de gravação e leitura é bastante simples. O sistema conta com dois transistores separados por uma fina camada de óxido de silício. Um dos lados funciona como uma porta de controle, ativando as células da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memória secundaria
  • MEMORIAS SECUNDÁRIAS
  • Memoria Secundária
  • memoria secundaria
  • memorias secundarias
  • Memória Secundária
  • Memoria Secundaria
  • Memoria secundaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!