Memorias de computador

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
Memórias de computador - Tipos, funções, usos...
Autor: Rodrigo Justi23/10/12
Memórias de computador? Por que preciso delas em meu computador? Mais memória significa mais velocidade?

Em alguns artigos anteriores publiquei no blog algumas dicas sobre os tipos de memórias que um computador possui:Memória RAM e Memória Cache. Ambas tem sua função e são essenciais para o funcionamento de umcomputador. Mas será que somente elas são necessárias? Vamos descobrir mais abaixo.

A leitora Isabelle do blog nos enviou uma dúvida recentemente:


"Preciso realizar um trabalho de escola, mas estou com dúvidas sobre memórias... Gostaria muito que me ajudasse."
Isabelle.

Respondendo a essas e outras dúvidas, vamos entender de um modo melhor as memórias de computador.

1. O que émemória de computador?
Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador).

2. Quaistipos de memória existem?


Pentes de memória RAM.
Dois tipos de memória abrangem praticamente os outros tipos: Memória principal ememória secundária. Memória principal são memórias que o processador precisa acessar para enviar os dados; em muitos casos sem essas memórias o processador pode simplesmente não funcionar. Elas armazenam os dados apenas temporariamente, ou seja, quando o computadorfica sem energia da bateria ou é reiniciado, perde-se as informações. Elas são acessadas diretamente pelo processador, sem passar por outro lugar. Possuem alta velocidade e desempenho. Alguns exemplos de memória principal são: memórias RAM e memórias Cache.





Disco rígido.
A memória secundária são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ouseja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiro por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplo de memórias secundárias são:discos rígidos, cartões de memória, pendrives, HDsexternos, etc.

Dentro da memória principal temos alguns subtipos de memória: Memórias voláteis e memórias não-voláteis.

Memória volátil: Precisa de energia para armazenar dados. Ou seja, os dados são perdidos quando o computador é desligado. São fabricadas em duas tecnologias: dinâmica e estática, sendo que a dinâmica é um tipo de memória que precisa ser atualizada e recarregadaconstantemente (função conhecida como refresh). O funcionamento basicamente funciona da seguinte forma: O transistor indica se a célula está vazia (com 0) ou cheia (com 1). Se estiver vazia, o capacitor é carregado. Mas é como se o capacitor sempre estivesse com "defeito", pois ele se descarrega muito rapidamente, por isso são necessários vários refreshes para manter os dados armazenados. No caso dasmemórias estáticas, a informação fica armazenada durante todo o tempo, mudando apenas durante algum pulso de clock novo. Esse tipo de memória não tem o "defeito" do capacitor (ela não se "esvazia").

Em teoria as memórias estáticas possuem um desempenho muito superior as memórias dinâmicas (que precisam que o processador sempre tenha o trabalho de verificar o estado das células e recarregá-las). Mas,como o tempo de refresh está cada vez reduzindo, e as memórias dinâmicas sendo bem mais baratas, atualmente as mais usadas são as dinâmicas.



Memória não-volátil: Guardam informações mesmo com o computador desligado (ou seja, nessa categoria enquadram-se também as memórias secundárias). Das memórias principais não voláteis destacam-se as memórias ROM (traduzidas, memórias de acesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memórias de Computador
  • As memórias do computador
  • Memorias do computador
  • Memória de computador
  • Memória de computador
  • Memoria de computador
  • Memórias de computador
  • memorias de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!