MEMORIAL ORIENTA O ESTAGIO V

1771 palavras 8 páginas
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

ANA MATILDE BECHTOLD
Prof. Mara Manske
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0022) – Estágio V
09/05/13

1 INTRODUÇÃO

Este memorial apresenta a aplicação do projeto de estágio V do curso de licenciatura em pedagogia. O tema escolhido refere-se à orientação escolar e tenciona demonstrar a relevância desta função à unidade educativa uma vez que exerce papel ativo junto a comunidade escolar no trato das questões sociais existentes, logo constatamos que sua principal atribuição efetiva-se no resgate da humanização.

Preparado para mudanças e motivado para gerir sua equipe o supervisor eficiente centraliza as conquistas docentes e assegura que as boas idéias tenham continuidade. Orienta a práxis pedagógica , o plano de ação educativa e sua execução conduzindo a escola e seus profissionais à realização de um trabalho de qualidade, além de gerar reflexões sobre da prática pedagógica da escola para elevar a qualidade do ensino.

Segundo Medina (2002 p.12)

A Supervisão, como disciplina, num quadro de um sistema formal de ensino aprendizagem, é um corpo de conhecimentos e instrumentos que permite a analise, coordenação e orientação das atividades pedagógicas, ao mesmo tempo que identifica, classifica e satisfaz necessidades de formação, em sentido lato. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer uma dimensão pedagógico-didática quer numa dimensão pratico-moral.

Deste modo percebe-se o supervisor como um atenuador de situações problemas referente ao processo pedagógico e como um maximizador quantitativo e qualitativo das questões pedagógicas cotidianas, elevando a qualidade de ensino-aprendizagem de forma geral.
O ação do supervisor exige um compromisso amplo consigo e com a comunidade, pois trata-se de uma prática política que eleva

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas