Memorial justificativo do projeto

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
Memorial justificativo do projeto
Aspectos conceituais do tema


O conceito do projeto se dá ao tema, que neste caso é casa refúgio. A casa refúgio é uma segunda casa destinada ao acolhimento dos usuários no período de tempo livre (fim de semana, feriado ou pequenas férias). É nesta casa que os usuários se refugiam das rotinas ligadas ao modo de vida essencialmente urbana, caracterizada, namaioria das vezes por longas jornadas de trabalho com a geração de algum grau de estresse. Este espaço destina-se ao usufruto do ócio – descanso – ou ao lazer, seja passivo ou ativo. Como espaço que se contrapõe ao modo de vida urbano, a segunda casa normalmente se localiza em sítios com fortes atributos naturais: beira-mar, montanha – serra, floresta, neve, à margem de um lago ou rio.
Em sua gênese,a casa refúgio é mais uma das invenções burguesas que fizeram sua ascensão social a partir da revolução industrial. Historicamente, pode se dizer que a burguesia inglesa cria conceitos de conforto, privacidade e lazer, introduzindo hábitos e costumes que influenciam todo o modo de vida ocidental até os dias de hoje.
Analisando o perfil da clientela, sendo o pai escritor, sua esposa e seus doisfilhos (menina de 7 anos e o menino de 5 anos), por onde eles procuram tranqüilidade, preservação e privacidade e uma casa arejada, o terreno se encontra localizado próximo a
Estrada Juru mirim, e faz divisa com o Rio Coxipó. Sua área é de 119,025m2.
Partindo para o programa arquitetônico e suas relações, iniciemos pelo acesso principal da casa, sendo a sua imensa sala de estar com espaços decirculação superior ao limite mínimo, para dar a sensação da liberdade, já que é um dos conceitos da família. A mesma,está conjugada por um Home Office, por onde será ocupado pelo escritor da casa.
Ainda tendo uma ligação direta com os dois quartos (quarto do casal, quarto dos filhos), e um banheiro social que servirá toda a família, e também com a cozinha conjugada com a sala de jantar bem espaçosas.A saída da cozinha da acesso ao rio que passa no fundo da casa. Onde pegara a maior parte da iluminação do dia tendo sol só no período da tarde no final do dia. Esta varanda terá um acesso pela escadaria para as áreas verdes do terreno e para o rio. A mesma poderá inserir uma rede para descanso. O acesso principal desta casa está pela varanda da fachada principal.
Após entender o programaarquitetônico, dimensionaremos o pré-dimensionamento desta casa refúgio, com relação aos ambientes relacionados acima, por onde, obtemos um número total da área construída de 119,025 m2.








Aspectos físicos do terreno

Aspectos como a topografia, ou seja, seus desníveis, sua paisagem física e cultural, onde o sou nasce e o sol se põe, os ventos, em qual localidade do terreno é mais fresco, chuvase ainda a legislação de uso e ocupação do solo são dados pré-existentes que podem ser extraídos de uma análise cuidadosa do lugar, que de antemão se coloca ao conhecimento do arquiteto.

O terreno escolhido para a implantação do projeto tem forma retangular e de variáveis pontos de declives. A sua área é de 24.000 m².


Imagem do terreno – Adapto pelo navegador Google Earth, 2014
Existe somenteuma via que dá acesso ao terreno. Uma estrada de terra.
Como solução, sabemos que devemos colocar as fachadas principais para o leste, já que a insolação a partir das 13:ooh, por ser o período da tarde o sol estará mais quente, assim com as fachadas para o leste evitamos grandes fachadas para o norte já que em nossa região possui intensa insolação o ano todo.
Seus ventos, Quanto aos ventos foirealizado um estudo preliminar da velocidade e direção dos ventos, em Cuiabá, pela Revista Brasileira de Agrometeorologia Através das análises estatísticas das séries observadas ,pode-se concluir que a primavera é a estação com ventos mais intensos e, em oposição, na estação do outono, registraram-se as menores velocidades. Dependendo do horário o vento dominante, ou seja, pelo o dia os ventos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial Justificativo do PROJETO OFICIAL
  • MEMORIAL JUSTIFICATIVO PROJETO UBS
  • Memorial Justificativo
  • MEMORIAL JUSTIFICATIVO
  • memorial justificativo
  • Memorial Justificativo
  • Memorial Justificativo
  • memorial justificativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!