Memorial justificativo condomínio vertical

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
MEMORIAL JUSTIFICATIVO

IMPLANTAÇÃO

O projeto para o edifício residencial, em Cascavel, na esquina de encontro das ruas Fortaleza e Marechal Deodoro partiu do desejo de pensar em uma arquitetura mais livre e um dos pontos primordiais para a elaboração da proposta do anteprojeto para o edifício foi a inserção dele no terreno, buscando o melhor aproveitamento da área e sua interação com omeio externo.
o projeto partiu de uma implantação cuidadosa, pautada nos princípios e estratégias bioclimáticas.

A melhor orientação em relação a insolação e ventilação predominante foi analisada, para garantir o melhor conforto térmico aos ambientes.

Portanto, o edifício foi locado privilegiando as áreas dos quartos de maneira que eles fiquem voltados para os lados sudeste/nordeste esudoeste/noroeste.

Contudo, resolver a demanda de 4 apartamentos por pavimento tipo e iluminar e ventilar de maneira satisfatória foi um dos desafios na fase do partido.
Duas possibilidades. Uma, criar prismas de ventilação internos, a outra, aumentar o número de faces do edifício.

A segunda possibilidade foi escolhida pois dispõe os vãos de abertura do edifício para o exterior e não para uminterior confinado. Como consequência dessa escolha a implantação se deu na diagonal do terreno em forma de um “H” repercutindo no partido adotado.A edificação “respira”. Este, por sua vez permite uma inserção urbana inusitada no entorno imediato ao prédio.

A edificação tem 16 pavimentos sendo 15 tipo, o térreo para lazer e garagens, e subsolo, destinado também para garagem, que está situado a2,88 metros abaixo do nível 0, aproveitando o desnível existente no terreno. Considerando que o anteprojeto estabelece a relação de 2 vagas por apartamento, temos um total de 120 vagas exigidos pelo programa. Para tanto, foi necessário propor no subsolo 90 vagas e 30 vagas no térreo, totalizando assim as 120 vagas. No subsolo foi previsto também uma área reservada para a cisterna e casa debombas.


A circulação vertical fica no centro do edifício e compreende uma escada enclausurada, um elevador de serviço e dois elevadores sociais.
O elevador escolhido para o projeto é um recente modelo sem casa de máquinas, cuja tração é realizada através de uma máquina de alto rendimento e tecnologia gearless. A sua configuração diferencial centrada e as baixas rotações da máquina, reduzem asvibrações e o nível de ruído da instalação oferecendo os melhores parâmetros de conforto relativamente a produtos equivalentes no mercado e aumentando a vida útil do elevador. O ascensor previsto é pertencente ao fabricante ENOR, da linha COMPACT, modelo EC5.

No interior do EC5 encontra-se um novo conceito de estrutura portante, que aproveita e reduz o volume de caixa necessária ao máximo, para asua instalação. A sua estrutura, constituída por materiais de alta resistência, aligeira o peso do conjunto e otimiza o consumo do ascensor.

Esse tipo de elevador é indicado para tráfego médio e intenso em edifícios de nova construção ou reabilitação, tanto no setor residencial como de escritórios ou outras utilizações comerciais, para uma capacidade de até 8 pessoas e velocidades de 1 e 1.6m/s.OS APARTAMENTOS


O pré-dimensionamento dos ambientes foi feito com base na análise de projetos de referência e nas normas.

Foi estudado a possibilidade de flexibilização dos apartamentos , o que determinou diferentes modulações dos espaços, possibilitando assim facilitar a recomposição de novos espaços, compatibilizando todos os componentes construtivos, eliminando conflitos dedimensões atípicas.

O projeto busca responder as diferentes necessidades pessoais dos moradores, ou seja, não é um sistema de blocos de casas empilhadas, mas um sistema que oferece uma infinidade de variedades que se modificam conforme as necessidades específicas de utilização de cada um.


As varandas dos apartamentos geram um espaço ao ar livre, cada uma composta por uma churrasqueira para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial Justificativo
  • MEMORIAL JUSTIFICATIVO
  • memorial justificativo
  • Memorial Justificativo
  • Memorial Justificativo
  • memorial justificativo
  • Memorial Justificativo
  • Memorial justificativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!