memorial inclusão

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013

INCLUSÃO
Uma educação de qualidade para todos


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
09/11/2012

RESUMO

Nesse trabalho será abordado a questão da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, pois é uma tarefa árdua, e longa, nem sempre com resultados instantâneos. Veremos que muitas escolas não estão preparadas ainda, nem em relação aprofissionais quanto ao espaço físico, pois a demanda de alunos estão criando salas superlotadas, veremos também como a inclusão pode beneficiar o aprendizado e o ambiente escolar.

Palavras-chave: Inclusão. Beneficiar. Ambiente escolar.


1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será abordado a questão da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, pois é uma tarefa árdua, e longa, nem semprecom resultados instantâneos. Veremos que muitas escolas não estão preparadas ainda, nem em relação a profissionais quanto ao espaço físico, pois a demanda de alunos está criando salas superlotadas. Porém por outro lado irá mostrar que esses alunos com qualquer deficiência podem nos surpreender e nos ensinar, pois são crianças como qualquer outra e precisam de cuidados básicos, como: carinho, amor,afeto e compreensão, pois a verdadeira inclusão vai além do que somente inserir as crianças nas escolas, é necessário envolver-se, interagir, aprender e participar da formação dessa criança, e para que isso aconteça é preciso uma união entre professores, coordenadores e direção.

2 CONCEPÇÕES DE ENSINO E A PRÁTICA DO PROFESSOR

A inclusão escolar é perceber e redconhecer o outro e, ter oprivilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva refugia todas as pessoas, sem restrição. É para o estudante com deficiência fisica, para os que tem comprometimento mental, para os que tem transtornos e para a criança que é descriminada por qualquer outro motivo. Estamos num processo de conscientização. A escola necessita se adaptar para a inclusão, além defazer adequações físicas, a escola precisa dar atendimento educacional especializado paralelamente às aulas regulares, com prioridade no mesmo local. Assim, uma criança com deficiência, por exemplo, assiste às aulas com os demais colegas e, no contra turno, recebe orientações mais específicas tanto para sua autonomia, acessibilidade, etc... Tudo isso ajuda na sua integração dentro e fora da escola.Neste memorial será abordada a importância da inclusão escolar, pois as crianças com deficiência têm o direito de estudar e viver em sociedade, também tem necessidades afetivas, emocionais, precisam de cuidados, tem carências e dificuldades como qualquer outra criança, mas na atualidade a inclusão escolar ainda não está sendo de qualidade, há muitos recursos á serem explorados.

“a inclusão éum motivo para que a escola se modernize e os professores aperfeiçoem suas práticas e, assim sendo, a inclusão escolar de pessoas deficientes torna-se uma conseqüência natural de todo um esforço de atualização e de reestruturação das condições atuais do ensino básico”.Mantoan (1997,p.120),


Para uma inclusão de qualidade á necessário que haja a participação de todos, que haja salas adaptadas,sem super lotação, com perfil tranquilo, pois o ensino passa por uma fase em que colocam os alunos em sala de aula, sem se preocupar com o espaço, com as condições fisicas, com as condições emocionais dos professores.
Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores? A escola tem que ser o espelho da vida do lado de fora. O grande lucro, para todos, é viver a experiência da diferença. Se osalunos não passam por isso na infância, quando crescerem terão dificuldades para derrotar os preconceitos. A inclusão permite aos alunos que têm deficiência o direito, de ocupar o seu espaço na sociedade. Se isso não acontecer, essas pessoas vão ser sempre dependentes e terão uma vida cidadã incompleta. Além disso, para nós, professores, o maior lucro é garantir a todos o direito à educação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!