Memorial estágio

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2012
Análise crítica do projeto
A problematização do projeto busca a sensibilização e conscientização dos alunos do ensino fundamental I, da E.E. “Zélia Dulce de Campos Maia” Sorocaba/SP, quanto à importância da conservação e preservação do meio ambiente, no sentido de despertar esses valores na comunidade escolar e, que tais valores se estendam a toda comunidade, por meio daimplementação do projeto, que estampa uma temática bem relacionada ao problema proposto, através do tema “O lixo que vira vida”. O tema escolhido fundamenta-se na destinação correta do lixo como tema gerador para a problemática, que tem em seu enfoque de delimitação na orientação da redução, reutilização e reciclagem (3’R) do lixo.
O tema abordado envolve e contempla alta relevânciadentro dos PCNs, conforme Jorge da Cunha Lima “O lixo é paradoxal: dá uma idéia de pobreza, embora seja a expressão evidente da riqueza”. O projeto objetiva o chamado 3’R do lixo na proporção de 40%, no período de um ano, apresentando uma boa organização através de oito etapas para execução, nas quais atende seguimentos atitudinais dos envolvidos no trabalho, que visa promover o projeto, dandosuporte quanto a orientação pedagógica da problemática por meio de palestras, debates e oficinas durante o período proposto.
Quanto à série/faixa etária alvo, foi direcionado a alunos do 3º ano do ensino fundamental I, com muita propriedade de educação ambiental desde as tenras idades e aborda que tal projeto deve ser retroalimentado, contudo a dimensão da problemática deve serestendida as diversas faixas etárias.

Na justificativa do projeto a autora apresenta a preocupação de contemplar questões relacionadas ao lixo produzido na escola e no bairro em que o aluno vive de forma que possa participar e estabelecer relações, interagir, transformar, re-elaborar e agir em seu meio e em outras realidades. Em relação à proposta pedagógica da escola não foi verificado ligaçãocom o projeto, pois é relatado que a comunidade escolar joga o lixo produzido na escola em diversas lixeiras, espalhadas pela área da Instituição, sem a preocupação de selecioná-los. Além disso, o produto final desse projeto pretende que toda a comunidade passe a ter consciência da necessidade sobre a seleção do lixo, passando a jogá-lo em lixeiras específicas para cada tipo de material. E a forçadesta conscientização seria despertada nas crianças.
Embora o projeto apresente uma excelente temática envolvendo a conscientização ambiental, não foram expostos os conteúdos específicos. Tal vez por ser destinado a crianças do ensino fundamental I a autora não especificou quais assuntos poderia ser trabalhados ao longo das etapas, mas reforçamos que seja em qualquer série que for desenvolvido umprojeto os assuntos devem estar bem delimitados para eu o professor não perca o foco do trabalho.
As linhas de ação do projeto estão divididas em oito etapas:
1ª etapa- Elaboração do projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros.
2ª etapa- Contato com todos os possíveis colaboradores, através do protocolo na entidade ou órgãos visitados de uma cópia do projeto, para que assim cadacolaborador possa conhecer todos os detalhes.
3ª e 4ª etapas- Ocorrem simultaneamente. Elaboração de convites para a comunidade escolar e comunidade social
5ª etapa- Execução de diversas palestras na escola pelos funcionários convidados das entidades parceiras.
6ª etapa- Ocorre simultaneamente à 5ª etapa, enquanto os palestrantes trazem informações e ideias, as atividades propostas serão executadascomo oficinas de reciclagem de papel, vidro e plástico; elaboração de uma peça de teatro com temática ambiental; organização de um concurso de desenhos, com exposição e premiação dos melhores trabalhos; concurso de poesias, músicas e redações com a temática ambiental, com a culminância de uma apresentação dos melhores trabalhos; e concurso com desfile das roupas feitas de material reciclado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • memorial de estagio
  • Memorial de estágio
  • Memorial de estagio
  • memorial de estágio I
  • Memorial descritivo estagio i
  • Memorial descritivo de estagio
  • Memorial descritivo de estágio
  • MEMORIAL ESTÁGIO III

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!