Memorial do processo de institucionaliza o da Gest o P blica

1291 palavras 6 páginas
Memorial do processo de institucionalização da Gestão Pública.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO..................................................................................................7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO A definição de gestão pública refere-se às funções da gerência pública nos negócios do governo. “Gestão Pública” é um termo mais recente, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.
Por natureza, a gestão pública possui um encargo de despesa, de conservação e de aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade. O objetivo único da gestão pública é o bem comum da coletividade administrada. O gestor público deve observar sempre que todas as suas atividades devem estar orientadas e/ou voltadas para esse aspecto.
Para o entendimento da configuração da gestão pública, faz-se necessário acompanhar o processo de formação da gestão pública brasileira, que sofreu impacto das mudanças sociais, da própria discussão a respeito do papel do estado perante a sociedade, das reformas administrativas e do contexto socioeconômico local e global.

2 DESENVOLVIMENTO A história nos revela que desde a Velha República, as estruturas estatais estavam a serviço da elite econômica dominante. A elite política dominante urbana estava associada à Faculdade de Direito de São Paulo e à maçonaria, ambas com tendências liberais. No meio rural, existia uma forte oligarquia rural com grande poder.
O autor Leal (1975), demonstra que a territorialidade local, no Brasil, foi inicialmente demarcada por donos das milícias privadas que realizavam a função de polícia e justiça nas localidades. Em troca de benefícios políticos e acesso ao poder central,

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas