Memorial Destritivo Abastecimento de Água

1267 palavras 6 páginas
MEMÓRIA DESCRITIVA
Projeto Hidráulico da Rede de Abastecimento de Água e Esgoto

REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

INTRODUÇÃO

É a unidade do sistema responsável pelo transporte da água, desde os reservatórios de distribuição até os domicílios do Loteamento. Na rede de distribuição é onde se concentra a maior parte dos recursos aplicados na implantação de um serviço de abastecimento d’água.

O Tipo de rede adotada foi a Ramificada que é caracterizada por possuir um distribuidor principal (tronco), que se localiza ao longo da área a ser atendida. Desse distribuidor derivam os distribuidores secundários que vão alimentar os diversos logradouros da área servida.

ASPECTOS NORMATIVOS

A NBR 12218 – Projeto de Rede de Distribuição de Água para Abastecimento Público estabelece entre outras as seguintes exigências:

Os condutos principias devem ser localizados em vias públicas.

Os condutos secundários devem formar rede malhada, podendo ou não ser interligados nos pontos de cruzamento.

Ao longo de condutos principais, com diâmetro superior a 300 mm, devem ser previstos condutos secundários de distribuição.

A velocidade mínima nas tubulações deve ser de 0,6 m/s, e a máxima, 3,5 m/s; estes limites referem-se às demandas máximas diárias no início e no final do da etapa de execução da rede.

O diâmetro mínimo dos condutos secundários é de 50 mm.

A pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 500 kPa, e a pressão dinâmica mínima, de 100 kPa.

Para atender aos limites de pressão, a rede deve ser subdividida em zonas de pressão.

Os valores da pressão estática superiores à máxima e da pressão dinâmica inferiores à mínima podem ser aceitos, desde que justificados técnica e economicamente.

A Norma Interna COMPESA SOP – 092 estabelece entre outras as seguintes exigências:

Os limites para as pressões dinâmicas mínimas e estáticas máximas, deverão sempre que possível, não extrapolar o intervalo de 6 a 30 mca, valores estes

Relacionados