memorial descritivo e judtificativo

1066 palavras 5 páginas
ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO ARQUITETÔNICO II

MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO

TERESINA, 03 DE JUNHO DE 2014.
PROPOSTA:
Projeto para construção de um Mercado Público, localizado no bairro Porto do Centro no Município de Teresina-PI.

OBJETIVO:
Suprir a carência de um Mercado Público de qualidade para a população que residem no bairro Porto do Centro e proximidades, contendo um espaço físico adequado que ofereça suporte adequado a população, com boas condições de higiene e segurança.

LOCALIZAÇÃO:
O terreno está localizado no bairro Porto do Centro, zona leste da Cidade de Teresina (ZC-6), no estado do Piauí. Com cerca de 8.609,96 m², o terreno possui três frentes, limitando-se a sul com a Rua Sebastião Leal, a leste com a Rua Marte e oeste com a Rua Júpiter. O terreno possui uma topografia plana com cota de níveis regulares, a vegetação é rasteira com árvores do tipo mangueira e cajueiro, além de possuir infraestrutura de água, luz, telefone e transporte coletivo.

JUSTIFICATIVA DO EMPREENDIMENTO:
ASPECTOS SOCIAIS: O projeto para construção de um Mercado Público, no bairro Porto do Centro surgiu da necessidade de suprir a carência da região de não ter um centro de distribuição de alimentos e um estabelecimento com produtos diferenciados, lojas, restaurantes e feiras de produtos orgânicos.
ASPECTOS TÉCNICOS: A infraestrutura segue os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proporcionando um ambiente confortável e com acessibilidade a todos.
ASPECTOS AMBIENTAIS: Adequando a vegetação existente no local com árvores de porte médio e copas altas que facilitem uma boa ventilação entre os blocos.

PARTIDO ADOTADO:
O partido arquitetônico baseia-se nos princípios bioclimáticos e topográficos. O centro foi projetado em dois galpões independentes ligados por passarela coberta de forma a permitir fácil

Relacionados