MEMORIAL DESCRITIVO RIO CASCÃO

6896 palavras 28 páginas
MEMORIAL DESCRITIVO

ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA DO RIO CASCÃO

JUNHO/2015
1

MEMORIAL DESCRITIVO

ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA DO RIO CASCÃO

COMPONENTES: THIAGO CARVALHAL
UEIDER ANDRADE
RAPHAEL LANDULFO
EVANDRO ANCELMO
PAULO VICTOR LIMA

DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA

DOCENTE: CÉSAR RIBEIRO

JUNHO/2015
2

APRESENTAÇÃO
Os recursos hídricos são de importância econômica e estratégica para o desenvolvimento regional. O problema da escassez e excesso de água vem se agravando ao longo do tempo e o estudo das bacias hidrográficas por meio de monitoramento e modelagem torna-se essencial para o planejamento, gerenciamento e uso deste recurso.
Não somente a falta de água com qualidade de uso, mas também o seu excesso tem causado grandes problemas. Regiões urbanizadas vêm sofrendo frequentemente com enchentes provenientes da falta de planejamento e de estudos que levem em consideração o impacto ambiental devido à utilização dos recursos hídricos disponíveis. Como o processo de urbanização ocupa cada vez mais as bacias de drenagem, torna-se fundamental o levantamento de dados que possibilitem a realização de estudos para predizer a ocorrência de eventos hidrológicos.
As bacias hidrográficas são bastante vulneráveis à alterações da vegetação, que por sua vez podem interferir nas propriedades biológicas, químicas e físicas do solo, refletindo consecutivamente na qualidade e quantidade da água dos rios, o que é de fundamental importância para a sustentabilidade e preservação do ambiente. No entanto, para atingir um nível desejado de manutenção e preservação dos recursos hídricos, é necessário o desenvolvimento de estudos voltados ao monitoramento dos diversos componentes do ciclo hidrológico. Contudo, devido ao grande número de variáveis envolvidas e da ocorrência dos eventos em proporções globais, o estudo dos processos hidrológicos não é uma atividade simples. Uma técnica simplificada que comumente tem sido realizada em alguns trabalhos científicos consiste na coleta de

Relacionados