memorial descritivo de uma bibloteca publica

1565 palavras 7 páginas
A idéia de implantar uma Biblioteca Pública na cidade do Paulista surgiu do conhecimento sobre a carência do município em ter equipamentos voltados a atividades de pesquisa e estudos externos as unidades escolares. Observa-se que se excetuando a unidade da cidade de Olinda (de pequeno porte) a biblioteca pública de grande porte mais próxima fica localizada na cidade do Recife no bairro de Santo Amaro, sendo, portanto uma necessidade latente.

Além de atender a uma demanda local, o anteprojeto para implantação de uma Biblioteca Pública na cidade do Paulista visa criar um centro de referência para a produção de conhecimento e manifestação cultural. Tornando-se um equipamento público significativo e de destaque não só no seu ramo de atividade, mas também, um elemento redenção na paisagem urbana, cuja função vai além dos limites da própria edificação.

Esses pontos foram os principais norteadores na criação do Anteprojeto, com a elaboração do programa, passando pela escolha dos materiais até a finalização volumétrica. Todos os elementos envolvidos buscaram corroborar para o fortalecimento desses ideais. Figura 55: Croqui estudo volumetria.

Fonte: Autor, 2013
Após a definição dos conceitos principais do Anteprojeto e tendo como foco atender as prerrogativas acima citadas, deu-se a busca pela adequada localização para a implantação de um empreendimento dessa natureza. Sendo assim, a escolha do local se deu em virtude da proximidade com escolas de referências (no entorno existem escolas da rede pública estadual e municipal, assim como, particular), fácil acesso (a proximidade de uma via principal servida de variada rede de transporte público), bem como, por ser um terreno público de grandes dimensões.

Tendo como idéia central ser uma referência para o município enquanto unidade de pesquisa, construção do conhecimento, e manifestação cultural, o programa do empreendimento vai além das áreas técnicas voltadas

Relacionados

  • Civilizacão e Barbárie
    92619 palavras | 371 páginas
  • Cartografia
    46504 palavras | 187 páginas