MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Páginas: 10 (2287 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
- As memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola

A minha primeira vez na escola foi esperada com muita ansiedade, por eu ser uma das mais novas da família, eu via meus primos começarem a estudar enquanto eu ficava em casa brincando com meus caderninhos,por morar na zona rural,não havia creche por lá, então por muita sorte,a minha tia era a professora e conseguiu mecolocar para estudar um ano antes da idade permitida,foi uma alegria imensa,porém,eu era muito pequena, e como naquela época só havia uma sala de aula,a classe era multisseriada. Sofri muito para conseguir me alfabetizar, pois muita das vezes o mesmo assunto que era dado ao quinto ano, também era passado para mim. Lembro-me que a escola ficava em uma fazenda... Naquela escolinha passei os melhoresmomentos da minha vida. Tudo era tão tranqüilo, a diversão era garantida, naquela época as brincadeiras eram improvisadas. Brincávamos de cantigas de roda, de esconde-esconde, de amarelinha
Foi uma tristeza imensa ter que sair daquela escola,eu adorava a minha professora, ela era como uma mãe para mim,sempre se dedicou em saber da vida dos seus alunos além da sala de aula,lembrava de todos osaniversários e fazia questão de comemorá-los. Além de professora ela era amiga, estava sempre disposta a conversar com o s alunos e tentar solucionar o problema de cada um, com um jeitinho que só ela tinha tudo se acertava.
Com muito sacrifício a minha mãe conseguiu matricular-me em uma escola da cidade e conseguiu uma vaga no carro escolar, o transporte era totalmente irregular e pequeno demais paraa quantidade de alunos.
Comecei a estudar na cidade e no início até achei estranho, o ambiente era muito diferente daquele que eu estava acostumada a viver, mas acabei me acostumando. Estudei nessa escola por um ano, e depois fui para outra escola, por lá encontrei novamente meus colegas que estudaram comigo, aprontamos muito por lá, como a maioria dos colegas eram meus primos, a minha famíliaestava a ponto de enlouquecer, porque fazíamos muita bagunça e como já tinha ônibus escolar em nosso povoado,era bagunça na escola e no ônibus, os momentos foram inesquecíveis...para todos nós tudo aquilo era uma experiência nova, foi um momento de liberdade,onde estávamos desgrudados dos nossos pais.Essa felicidade também durou pouco, tive que mudar-me para São Paulo e mais uma vez acostumar-meao novo ambiente.
Aquele foi um dos ambientes mais estranhos para mim. As amizades eram reguladas, na escola o aluno só entrava com carteirinha, a violência era maior, tudo parecia suspeito, o meu desânimo foi tanto que acabei repetindo de ano por numero de faltas.Percebi então que eu não estava conseguindo desenvolver-me,parecia que eu estava caminhando para trás, graças à Deus, só passei doisanos por lá e voltei para a minha terra natal.Quando voltei,criei várias expectativas,achando eu, que voltaria a estudar com os meu antigos colegas, mas na zona rural a situação é precária, o prefeito da cidade vizinha havia tirado o ônibus de lá e para ir estudar teríamos que ter um transporte próprio ou estudar em uma cidade bem mais distante.Tive que ir para esta cidade, o grande problema de láera o ensino, os professores ocupavam mais de um cargo dentro do colégio e tinham que exercer várias funções no período de aula, quem acabava saindo prejudicado nessa situação eram os alunos, que perdiam vários conteúdos. Além desse grande problema, o colégio sofria por falta de professores qualificados para certas disciplinas, então o jeito era apelar para professores de níveis diferentes. Duranteo meu ultimo ano no ensino médio, aprendi muito pouco e acabei concluindo, pois, de uma certa forma, mesmo sem conseguir digerir certos assuntos eles acabavam aprovando os alunos por peso na consciência.
O que levei de levei de legal dessa nova escola foi as amizades que acabei fazendo. Eu e mais seis meninas formamos até um grupo, com direito à camisa, cujo o nome era Furacão do Fundão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!