memorial de formação

Páginas: 10 (2290 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 AS MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA 4
3 AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO eNSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA 6
4 AS IDEIAS QUE POSSUO SOBRE O QUE ÉEDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É PEDAGOGIA 7
5 conclusão 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO 3
2 AS MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA 4
3 AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO eNSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA 6
4 AS IDEIAS QUE POSSUO SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É PEDAGOGIA 7
5 conclusão 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este memorial deformação tem como objetivo fazer com que nós, estudantes de pedagogia possamos relembrar a nossa trajetória pessoal e escolar, podendo assim analisar melhor os fatores que foram de extrema importância para nosso desenvolvimento e aprendizagem e com eles obter conhecimentos que serão a base para entender o que é pedagogia e os fundamentos que direcionam as ações pedagógicas. Assim iniciaremos umprocesso de conscientização sobre aquilo que realmente é importante e faz parte da formação de um pedagogo. Com isso, além de ampliarmos nossos conhecimentos a cerca do que é educação e pedagogia, saberemos também com clareza a verdadeira função de um pedagogo.
2 AS MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA
Sempre fui uma criança estudiosa e dedicada, participava de tudona sala de aula. Prestava bem atenção a tudo que a professora ensinava, fazia as atividades sem nenhuma dificuldade e ficava ansiosa para chegar em casa e brincar de escolinha, onde eu era sempre a professora e tentava fazer igual ao que tinha vivenciado na escola. Meus primeiros anos de escola foram cheios de sonhos e expectativas, não me cansava de dizer que seria professora quando crescesse.Quando comecei a cursar a 3ª série, tive minha primeira experiência marcante, me recordo bem até hoje, estava acontecendo na escola onde eu estudava, uma feirinha de ciências e a professora levou minha turma para ver as exposições, fiquei encantada com tudo que estava vendo e ouvindo, até que entramos na sala da 8ª série e me deparei com vários vidros contendo embriões humanos em várias etapas dedesenvolvimento, inicialmente fiquei bastante curiosa para ver todos os vidros bem de perto. Quando me deparei com um vidro que tinha um embrião de quatro meses, todo perfeito, comecei fazer várias perguntas e minha professora sempre me respondia com muita clareza. Ao iniciar a palestra, muitas dúvidas surgiram em minha cabeça e fiquei bastante confusa quando falaram que aquele embrião de quatromeses havia sido um aborto provocado, inicialmente não entendi direito o que era um aborto, mas quando as explicações foram sendo expostas e alguém perguntou como aquele bebê tinha morrido e responderam que a mãe havia introduzido uma agulha de tricô na vagina, assim perfurando a cabeça do bebê o matando, fiquei bastante chocada. Isso me marcou muito e até hoje não suporto ouvir falar em aborto quefico revoltada.
Já na 5ª série, pela primeira vez tive contato direto com uma criança deficiente mental e eu tinha receio em chegar perto dela, pois achava que ela iria rasgar meu caderno ou puxar meu cabelo, e tudo isso por ver crianças mais velhas que eu, falarem coisas horríveis, mas com um tempo consegui me aproximar e fazer amizade com ela. Eu até gostava de estar ao lado dela, ela sechamava Maria Luiza e apesar de sua deficiência era muito inteligente, eu me irritava muito quando alguém fazia alguma coisa com ela, parecia que estavam mexendo comigo, havia muito preconceito, muitas mães transferiram seus filhos de horário para não ter contato com ela, que passou pouco tempo na escola.
Além destas, nas séries seguintes também tive outras experiências marcantes e muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!