Memorial de formação

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ



ELÍRIA DOS SANTOS






MEMORIAL DE FORMAÇÃO





SÃO JOÃO DA BOA VISTA – SP

2011


ELÍRIA DOS SANTOS





MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Memorial apresentado ao Curso de Extensão de Tutoria da Universidade Federal de São João Del Rei – MG.









São João da Boa Vista – SP

2011


INDICE




ATRAGETÓRIA 4
EAD 5
A ESCOLHA 6
IDENTIDADE COMO TUTOR 7
PERTINÊNCIA E RELEVÂNCIA 8
A PRÁTICA / TUTORIA EM EAD 8
A VISÃO COM RELAÇÃO EM EAD 11
REFERÊNCIAS 12
















A TRAGETÓRIA


Escolhi ser educadora quando sai do 1º grau e escolhi um curso “antigo – profissionalizante” MAGISTÉRIO em Aguaí – SP , onde realmente acabei me apaixonando pela profissão deEDUCADORA.
Em seguida fui cursar Pedagogia na UNIFEOB “antiga FEOB”(Fundação de Ensino Octávio Bastos) em São João da Boa Vista –SP.
Passei por um processo de seleção para ser professora de TELECURSO em São João da Boa Vista – SP em seguida outro pela prefeitura de Casa Branca – SP onde me efetivei e trabalho até hoje e atualmente na Educação Infantil.
Também já atuei como diretora , vice-diretora ecoordenadora em escolas do município de Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Tenho especialização (lato-sensu) Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco , um curso de aperfeiçoamento na Área de Educação Especial – DM – Federação das APAES.
Atualmente estou cursando outras duas especializações (lato-sensu) em Psicopedagogia Clínica e Ludicidade ambas pela Faculdade deAguaí-SP.





EAD


Sempre tive um olhar afetuoso pela educação a distância pois minha especialização foi em EAD semi - presencial.
Mais realmente meu primeiro contato foi no final da minha graduação quando cursava que ofereceram aos alunos : “que quem tivesse interesse em fazer um curso oferecido com parceria pela prefeitura de São João da Boa Vista – SP” poderia passar por um processoseletivo temporário para ministrar aulas para educação de jovens e adultos (TELECURSO 1º grau) fiz , passei e trabalhei durante 18 meses aproximadamente.
O segundo foi quando cursei minha especialização , eu quis até ser tutora desta Universidade mais por não ter ainda naquele momento uma especialização não pude.
Mais com o passar dos anos retomei a ter este interesse em ser tutora.
Acabeipassando por um processo seletivo pela faculdade FINOM – MG e fui ser tutora de uma turma em Porto Ferreira -SP o curioso é que assumi o lugar de uma professora desistente que por conhecidência o mesmo que ocorreu pela UFSJ.








A ESCOLHA


Foi meio que por acaso esta escolha.
No ano passado (2010) voltei a sala de aula depois de um período de sete anos em direção escolar.Minha vida mudou muito em relação ao profissional com as mudanças comecei a ver que teria de retornar aos estudos pois o departamento de educação estava exigindo que seus educadores procurassem novos cursos.
Assim fiz fui atrás e uma colega de trabalho comentou sobre um curso de especialização que seria de graça a professores , fui pesquisar e encontrei o programa UAB vim até São João da BoaVista – SP para esclarecer dúvidas e obter mais informações.
Acabei perguntando como que eu faria para ser tutora dos cursos oferecidos a coordenadora muito atenciosa me orientou , me inscrevi claro que na minha área de conhecimento que por alegria pertencia a UFSJ , passei mais não fui chamada.
Passou um tempo uma tutora desistiu e eu assumi seu lugar.
Acho que acabei sendo mais escolhida doque eu ter escolhido.
A tutoria em EAD me realiza principalmente por ser no ensino superior e para abrir portas para pequenas faculdades e quem sabe em futuras Universidade como a de UFSJ.




IDENTIDADE COMO TUTOR


Em minha prática como tutor sei que é de extrema importância que nesta modalidade educacional temos funções em ser pedagógico , social , administrativo e técnico. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!