Memorial de Formação

Páginas: 9 (2124 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Descia uma menina com sua mãe, mochila nas costas, sorrisos nos lábios. Nas mentes várias perguntas. Mas uma certeza sua mãe tinha; era o começo de uma longa e bela jornada. Reuniões de pais e mestres, acompanhamento nas tarefas, apaziguar a ansiedade num dia de avaliação, tudo que melhorasse o desempenho escolar e social de uma pequena estudante com futuro radiante.
Iniciou-se ali no Distritode Mucuri, no ano de 1993 na Escola Estadual de Mucuri uma pequena estudante com anseios de lutar por um diploma e tornar-se uma profissional em medicina veterinária. Este era o meu sonho, apesar de ser apenas uma menina ingênua tinha grandes planos para o meu futuro.
Rotina desconhecida até então, pois era o primeiro dia de aula. Minha mãe estava apreensiva, nunca ficara longe de mim por tantotempo. A caminhada até a escola exigia esforço pela distância e por uma travessia da BR-116 que cortava o caminho, famosa por ceifar muitas vidas, infelizmente. Apesar de tais questionamentos ocorreu tudo bem e no final da aula ela ainda estava lá a me esperar
A professora parecia legal, no entanto não pude conhecê-la melhor. Minha mãe achou por bem me colocar no turno vespertino; atitude quegostei, pois, podia levantar-me no horário habitual.
Sendo assim tive dois “primeiro dia de aula”!
Fui uma das primeiras crianças a chegar à sala. Ao entrar deparei com minha professora, bem diferente da primeira, essa tinha óculos redondos e fundos, semblante cansado, porém agradável e disposta a ensinar quantas vezes necessárias. Era o último ano de sua carreira por esse motivo carregava em suabagagem muita experiência, paciência e determinação para que aprendêssemos todo o conteúdo e ainda no final de ano levou todos os alunos para conhecer a sua casa.
Meus irmãos eram mais velhos diferença de 11 anos em relação a minha idade. Meu irmão do meio sentiu-se ameaçado com minha chegada o que gerou um pouco de ciúmes. Minha mãe, costureira e pai motorista; além da ajuda dos irmãos, que deveresaltar que o mais velho me ensinou quase tudo nas atividades primárias na vida de um bebê foi um verdadeiro babá poderia até graduar-se em Pedagogia, pela experiência, prazer e paciência em lidar com os pequeninos.
Por ser uma excelente profissional a demanda era grande e todos ajudavam até poderem contratar uma babá. Quando entrei na escola já sabia escrever e ler as vogais e os nomes de todosda casa. Sendo assim tive alguns privilégios de caçula.
No próximo ano tivemos o prazer de ter a Tia Nancy, era assim que gostava de ser chamada. Nossa turma era conhecida. Pois todos meus colegas, inclusive eu, recebíamos da nossa amada, que passava em cada carteira e nos dava um beijo de batom com cor e cheiro de melancia. Creio que todos gostavam dela, ainda mais pelo fato de passar quase todoseu período gestacional conosco. No aprendizado não era diferente. Ensinou-nos como é gratificante dividir o conhecimento com os colegas que não absorveu com tanta clareza, que teve dificuldade.
Ficávamos esperançosos em saber quem seria escolhido pela professora para apagar o quadro negro, levar um recado à diretora, pegar água, ir à secretaria, queríamos ser útil de qualquer forma. Talvez sejauma forma de retribuir todo o carinho e dedicação que ela tinha por nós. 08059478680 4009701271654309 341
10 201838901333
Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho. (Bosi, 1995:55)
Relembrar é muito bom traz um gostinho de inocência.
Datas comemorativas naescola eram sempre cheias de balões e painéis coloridos, músicas e apresentações dos alunos. Umas delas foi o tão espero Desfile de 7 de Setembro, homenagem ao Dia da Independência do Brasil. As crianças da escola na marcha pela única avenida; as mães e pais dos alunos, conhecidos, praticamente quase todos do distrito iam olhar o cortejo passar.
Na Páscoa não era diferente, apesar do baixo salário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!