Memorial de Formação

Páginas: 11 (2607 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013









































































As memórias da minha infância e as experiências vivenciadas na escola


Cada fase da vida de um ser humano é composta por experiências que marcaram, de forma positiva ou negativa, a história de cada um. Quando se é solicitado à descrição dessasetapas da vida, a princípio parece que será rapidamente relatado em poucas linhas, mas, ao pensar nos detalhes, começa-se a revê-los passo a passo. Como num filme retornam à mente e nos possibilitam reviver essas experiências com riqueza de detalhes que livro algum conteria cada uma delas. Até parece que acabaram de acontecer. Não será muito fácil, mas tentarei, a cada linha traçada, expressar-me damelhor forma possível.
Meu nome é Quelli Cristina Borba da Silva, nasci em 22 de setembro de 1971, na cidade de Carpina, em Pernambuco, onde resido até hoje. Sou de uma família pobre, quando nasci meu pai já era viúvo e aposentado, tinha dez filhos quando casou com minha mãe, que já tinha 33 anos, era analfabeta e trabalhava como doméstica, depois de ter passado toda sua infância na roça. Elescasaram e tiveram dois filhos, eu e meu irmão. Logo depois que minha mãe teve meu irmão meu pai ficou muito doente, ele era cardíaco e teve alguns infartos, tromboses e também isquemia cerebral, além de outras complicações. Minha mãe teve que nos educar praticamente sozinha, pois meu pai se tornou praticamente um filho que ela teria que cuidar.
Esse período foi muito importante e ao mesmo tempomuito difícil, mas durante o pouco tempo que tive sua presença, de forma saudável em minha vida, me senti a filha mais querida e mais amada de todas, eu era muito pequena, mas ele marcou a minha vida, lembro com muita saudade quando ele me colocava no colo e inventava músicas com o meu nome, dizendo sempre que me amava mais que todos. Ele era um contador de histórias. Meu sentimento hoje é de muitagratidão a Deus por tudo que vivi, senti e aprendi no pouco tempo em que tive o privilégio de tê-lo ao meu lado.
Quanto à minha formação escolar, sempre estudei na rede pública e não gostava muito de estudar, mas sempre me esforcei para tirar boas notas, pois não queria causar aborrecimentos a minha mãe que já sofria muito com as dificuldades financeiras e a doença do meu pai, assim levei minhavida escolar com algumas lembranças agradáveis. Estudei o pré em uma escola de freiras e o que eu mais gostava era das datas comemorativas, pois íamos ao convento e tinha muitas brincadeiras e comida gostosa, aliás, desse período o que eu mais lembro é das merendas e da diversão.
Logo depois, na primeira série, ingressei numa outra escola onde só estudavam meninas, desta época tenho bem maisrecordações, como o fardamento, em que todas só poderiam usar saia de prega azul marinho e blusa branca, lembro também que as saias deveriam estar com as pregas sempre perfeitas e para conseguir essa proeza, eu ao chegar da aula, colocava minha saia embaixo do colchão. Havia também uma professora muito especial, o nome dela era Lenice e ela gostava muito de mim e eu dela. Eu ficava encantada em comoela era carinhosa, atenciosa e preocupada com meu aprendizado e bem estar. Lembro que houve um período em que tive que usar óculos contra minha vontade e minha mãe pediu a ajuda dela e com seu jeitinho ela sempre conseguia com que eu fizesse o que ela queria. Na minha época, a educação fundamental funcionava assim: pré-escola, primário (1ª à 4ª séries), ginásio (5ª à 8ª séries) e científico oumagistério.
Depois de terminado o primário teve que mudar de escola novamente. O período de quinta a oitava série foi o período em que passei por muitas mudanças. Fui estudar em uma escola estadual bem grande e também me achava gente grande. Minha mãe estranhou minha mudança de comportamento, pois nesse período fiquei muito respondona e chamava palavrões que eu nunca tinha escutado antes. Eu era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!