Memorial de formação

Páginas: 5 (1051 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
01
1 . Apresentação
A escolha profissional é umas das mais importantes dentre as tantas que realizamos em nosso cotidiano, em nosso viver.
Várias e diversas são as razões que motivam a escolha de uma profissão, dentre elas podemos salientar: a possibilidade de destaque social, a influência familiar, a questão salarial, as perspectivas do mercado, entre outras.
O contexto sócio-culturalatual o ser professor/professora não é uma carreira profissional atrativa devido a múltiplos fatores, destacadamente o fator econômico, isto é, a questão salarial não é atrativa. No entanto, observamos que os cursos de licenciaturas, ofertados no ensino superior, são procurados (obviamente, não como outrora) e cursados.
Considerando a observação exposta acima, passível de constatação,buscamos inquirir o que motiva jovens estudantes a optarem por ser professor, bem como se a escola é refletida ou meramente, uma aleatória.
A construção de respostas frente à problematizarão está na perspectiva da ressignificação da ação docente, pois é no íntimo de cada um, na sua história de vida, que residem as razões da suas escolhas e sendo a profissão docente de grande relevânciasocial, optar por ser professor deve ser uma escolha consciente e tomada a partir de algumas reflexões. Segundo Gadotti (2003, p.4), "escolher a profissão de professor não é escolher uma profissão qualquer", pois muitos são os desafios e responsabilidades desta profissão.
O presente texto organiza-se em três partes, sendo elas: "Educação e ser professor: breve conceituação e apreciação", "Umaimportante decisão: escolha profissional" e "Ser professor: motivação, expectativas e análise reflexiva".





02
2. No Princípio... UM Sonho de Criança!

Caçulinha filha de uma família de duas filhas, brasileira, natural de Goiania_GO. Meu período escolar foi todo estudado em escola pública totalmente tradicional. O tratamento dispensado ao aluno era bom desde que este respeitasseo professor, caso contrário era castigado: ficar em pé de frente para o quadro negro, de costa para turma. O professor era o centro do processo ensino aprendizagem e o aluno o mero receptor das informações, a educação recebida era baseada na concepção de educação bancária, criticada por Paulo Freire. Era uma criança feliz, com sonhos e fantasias como toda criança, e o meu sonho era ser Professora!Foi da aproximação entre a minha condição de criança e a minha condição escolar, vivida por meio da fantasia, que o desejo de ser professora nasceu.
Cursei meu ensino médio Colegial o Colégio Olavo Bilac, mas nunca desistir de ser professora, mesmo não tendo tido a oportunidade e orientação para cursar Magistério,agora meu sonho virou realidade me tornei professora Estou CursandoPedagogia na Unopar de Goiânia! Percebi que meu encantamento pela educação nasceu na infância, quando brincava de escola com as bonecas, e da imitação de um exemplo de professora que tive na pré escola, que por sinal me marcou muito. Apesar dessa professora estar inserida num contexto de educação tradicional, fazia a diferença pois ela trabalhava de uma forma diferente que dava prazer em estar na salade aula, lembro como se fosse hoje das histórias contadas, das músicas cantada na rodinha, das brincadeiras etc., coisas que naquele contexto, era muito difícil encontrar, esse modelo de professora acredito que também teve um incentivo na minha escolha profissional que fiz.
3.Historia Acadêmica e Profissional

Concluinte do V semestre do curso de Pedagogia, percebo que o curso tempossibilitado refletir sobre o processo educacional como um todo. Mesmo com todas as dificuldades encontradas no Curso de Pedagogia, este, tem se
03

tornado fascinante e encantador, vejo que fiz a escolha certa, tenho a certeza de que a Pedagogia é fruto de um sonho realizado em minha vida Ser Professora!
Após o ingresso no curso de Pedagogia, com as discussões e questionamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de formação
  • Memorial de Formação
  • Memorial de formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!