Memorial De Calculo Iluminacao FINAL

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015


ÍNDICE


1. OBJETIVO 2
2. METODOLOGIA DE CÁLCULO 2
2.1 MÉTODO PONTO A PONTO 2
2.2 "Software" a ser utilizado nos cálculos de iluminação 3
3. DADOS BÁSICOS 4
3.1 Curvas IES e/ou fotométricas das luminárias utilizadas para o cálculo 4
4. RESULTADOS OBTIDOS 13
5. NORMAS E CRITÉRIOS APLICÁVEIS 13
6. ANEXOS 13


1. OBJETIVO
O objetivo deste documento é apresentar os cálculos de iluminaçãoutilizados para o projeto da matéria de eletrotécnica da casa com varanda.

2. METODOLOGIA DE CÁLCULO
Será usado o método de cálculo que é comumente aplicado no dimensionamento de sistemas de iluminação: o Método Ponto-a-Ponto.
O Método Ponto-a-Ponto, mais complexo, é aplicado em situações nas quais se deseja definir melhor a distribuição de iluminância no plano de trabalho. Para o cálculo, sãonecessários os valores de intensidade luminosa das luminárias em diferentes direções (curvas fotométricas) e o uso de ferramentas computacionais para a realização dos cálculos.
2.1 MÉTODO PONTO A PONTO
Através do Método Ponto-a-Ponto pode-se calcular a iluminância num ponto de interesse, provocada por fontes de luz artificiais. Geralmente, este método é empregado para situações onde são utilizados sistemasde iluminação localizada, para tarefas visuais específicas ou para o dimensionamento de sistemas de iluminação externa
O Método Ponto-a-Ponto pode ser resumido no seguinte roteiro:
a. Escolha adequada do tipo de luminária e lâmpada
b. Determinação da iluminância recomendada conforme norma ABNT NBR-5101 (2012) e critério de projeto
c. Determinação da altura da luminária ao plano de trabalho (H)
d.Determinação do ângulo de inclinação da luminária ()
e. Determinação do fluxo total da luminária (L - lúmens)
f. Determinação do nível de iluminamento (EP) em um determinado ponto de interesse (ponto P)














Finalmente, considerando todas as luminárias existentes no local, o iluminamento no plano horizontal em P é determinado através de:



Em que n indica o número total de luminárias eEPi é o iluminamento horizontal em P causado pela luminária i. Na prática, o iluminamento total em um determinado ponto tem contribuição significativa apenas das luminárias mais próximas ao ponto.

2.2 "Software" a ser utilizado nos cálculos de iluminação
Para a elaboração de cálculo de iluminação pelo método ponto a ponto será utilizado o "software" comercial DIALux 4.12
É um programa usado parasimular a performance fotométrica de luminárias pré-selecionadas. Disponibiliza as ferramentas apropriadas para uma análise luminotécnica independente da complexidade do projeto, sendo ele interior ou exterior.
A interface gráfica utilizada pelo DIALux é do tipo CAD e traz a facilidade de manipulação já conhecida para usuários desse tipo de programa. O DIALux é uma ferramenta autônoma, o quesignifica que não é necessário outro software para a entrada / saída dos resultados do cálculo, no entanto, um método comum de preparação projeto envolve a importação de entidades CAD. Podem ser desenhos de linhas simples, ou objetos 3D. DIALux é capaz de ler o CAD criado em informações de DXF (“Drawing Exchange Format”) ou DWG (formato nativo AutoCAD) arquivos criados na maioria dos softwares deCAD. O tema "Importação de DXF e DWG" fornece informações básicas sobre a arquitetura e sistemas subjacente que são utilizados em função de importação do CAD DIALux. Quando o trabalho em DIALux estiver concluído, grande parte das informações pode ser exportada para DXF ou formato DWG a ser reintegrado com desenhos CAD externos. Isto é usado principalmente para enviar os resultados numéricos devolta ao CAD para a apresentação com outros documentos do projeto.
O software DIALux mantém uma relação valiosa com importantes fabricantes de luminárias industriais, comerciais e residencias. Bancos de dados fotométricos em formato IES são disponibilizados com o software e de tempos e tempos existe a necessidade de atualizarmos os mesmos. Sendo assim, com os dados fotométricos acessados desta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de calculo
  • Memorial de cálculo
  • Memorial de calculo
  • memorial de cálculo
  • Memorial de cálculo
  • Memorial de cálculo
  • MEMORIAL DE CALCULO
  • Memorial de cálculo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!