Memoria

Páginas: 9 (2183 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BASICOS MEMÓRIA: CODIFICAÇÂO
ARMAZENAMENTO E REPRODUÇÃO


RESUMO

Neste trabalho acadêmico iremos discorrer sobre um dos processos psicológicos básicos utilizando a metodologia cientifica aos rigores avaliativos com o intuito de demonstrar coerentemente o funcionamento de tal processo. Este processo é denominado de memória ao qual divide se em três parâmetrosprimordiais para o seu funcionamento estes seriam: Codificação, armazenamento e reprodução com a abrangência de suas funções seu desenvolvimento além de sua importância no meio fisiológico humano e no âmbito social das vivencias do individuo.










SUMÁRIO

1 Introdução 5
2 Histórico 6
3 CODIFICAÇÃO 7
4 ARMAZENAMENTO 7
5 DIFERENTES TIPOS DE SISTEMAS DE MEMÓRIA 7
5.1 Memória detrabalho 8
5.2 Memória sensorial 8
5.3 Memória de curto prazo 9
5.4 MEMÓRIA DE LONGO PRAZO 9
6 AMNÉSIA 10
7 CONCLUSÃO 11
8 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Desde inicio do século passado o ser humano juntamente com o auxilio de ferramentas cientificas mudou a sua percepção de como ocorrem os processos psicológicos básicos. Acreditava se que o meio externo era necessariamenteresponsável por todas as emoções reações e pelos processos psíquicos básicos, mas isto sofreu uma grande alteração quando foi concluído que tais processos poderiam ser estudados de internamente para externamente, compreendeu se que o cérebro era um grande detentor de responsabilidades ao nos referimos dos processos psicológicos básicos e que as relações do individuo em suas vivencias seriam de grandeinfluência para o estudo da mente humana.



















2 HISTÓRICO



Memória é a capacidade de poder adquirir, armazenar e recuperar informações que são obtidas e relembradas das vivencias e das experiências do ser humano.
O estudo da memória deu se no inicio no século XIX, era pré suposto que a mesma estaria contida não em respectivas partes do cérebro humano mais simnele todo. Mas isso foi rompido quando alguns pesquisadores como Hermann Ebbinghaus, Wilder Graves Penfield, Théodule Armand Ribocom grande influencia no meio neurociêntifico buscaram um entendimento maior da compreensão desta incógnita e obtiveram o veredicto de que o armazenamento o processamento e a recuperação das informações seriam comandados por partes subdivididas no cérebro.
Odesenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre o procedimento psicológico básico memória é de grande abrangência, pois memória não pode ser compreendida simplesmente como um único objeto. Ao decorrer da história ouve um grande avanço em prol do entendimento da mesma podendo se conceituar em termos científicos através de longos e duradouros anos de pesquisas para entendermos a memória devemos buscar entender ahistória do seu estudo os nomes de grandes influencias psicólogos, cientistas, neurologistas entre outros pesquisadores.
Que procuraram por respostas ao decorrer de suas vidas para entender mesmo que pouco algo sobre a nossa memória, e tais indivíduos influenciaram tanto que até os dias atuais continuamos a buscar entender este fascinante processo psicológico que é a memória a qual permite enos concede o poder de guardar momentos de felicidade de amor, mas também de dor e de sofrimento.A memória fui como um rio que possui três afluentes a codificação, o armazenamento e a reprodução os quais interagem entre si e é sobre este rio que iremos navegar.





3 CODIFICAÇÃO

Codificação é o processo pelo qual a forma física da informação de entrada transforma-se numa representaçãointerna ela pode ocorrer de diversas formas, através de processos visuais e auditivos. As informações obtidas são arquivadas e representadas no processo de armazenamento.
4 ARMAZENAMENTO

Fica claro e visível que o processo psicológico básico memória é subdivido devido a sua grande abrangência. O armazenamento é um dos processos primordiais para o funcionamento da mesma, para buscarmos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEMORIA
  • Memória
  • Memória
  • Memórias
  • memoria
  • Memoria
  • Memórias
  • Memória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!