memoria descritiva para iss.e.p deck de madeira

804 palavras 4 páginas
MEMÓRIA DESCRITIVA

1. INTRODUÇÃO

Serve o presente documento para apresentar a Memória Descritiva e a Nota de Cálculos Estruturais referentes às fundações do Deck do passeio Ribeirinho.

A estrutura do deck é composta por elementos em madeira e perfis metálicos, não sendo do âmbito desta Nota de Cálculo a sua concepção e nem o dimensionamento.

Pretende-se apenas dimensionar as fundações desta obra atendendo à natureza do terreno, caracterizado com base na informação constante do relatório geológico efectuado pela Geotest em Abril de 1988 e na observação do local.

As soluções estruturais, materiais adoptados, acções consideradas e critérios regulamentares de dimensionamento foram escolhidos e ponderados com base nas exigências funcionais e de segurança pretendidas para a obra em questão.

2. SOLUÇÃO ESTRUTURAL

O tipo de estruturas em causa não levanta normalmente problemas de fundação, visto tratarem-se estruturas muito leves, constituídas por elementos de madeira e sujeitos, na prática, a sobrecargas pouco relevantes, embora não desprezáveis do ponto de vista regulamentar.

No entanto o local de implantação introduz condicionalismos, uma vez que se situa junto à margem do rio Arade.

De acordo com o observado no local e com a informação constante no relatório de sondagens efectuadas próximo do local, o terreno não apresenta grande capacidade de resistência – Anexo 1.

No entanto, por se tratar de um estrutura que se desenvolve à superfície, e pelo facto de não ter grandes exigências relativamente a eventuais assentamentos, entendemos não ser necessário fundar a níveis onde o substracto apresente melhores características, do ponto de vista da resistência mecânica.

Do relatório geológico conclui-se que existe uma camada superficial com mais de 1,50 m de aterros que permitem fundar directamente e considerar tensões de contacto de 0,05 MPa, só aparecendo depois as camadas lodosas com características mecânicas mais baixas.

Serão

Relacionados