memorando

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
O que é o PRONATEC ?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.



Objetivos:
expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ouqualificação profissional presencial e a distância;
construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional etecnológica;
melhorar a qualidade do ensino médio.
O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:
Expansão da Rede Federal
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada,  técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas depós-graduação.
Programa Brasil Profissionalizado 
O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.
Rede e-TecBrasil
Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificaçãoprofissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.
Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais deAprendizagem
O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.
FIES Técnico e Empresa
O FIESTécnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.
Bolsa-FormaçãoAlém das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.  ("grupossociais" é um link que remete à aba "A quem se destina?)


Bolsa-Formação

   Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT.
   São dois tipos de curso:
Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
Formação Inicial e Continuada ou qualificaçãoprofissional, com duração mínima de dois meses. 
   Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. 

Sobre o programa
Como posso me inscrever no Pronatec?
Como existem várias iniciativas, não existe um sistema unificado de inscrições. As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • memorando
  • memorandos
  • memorando
  • Memorando
  • Memorando
  • MEMORANDO
  • Memorando
  • Memorando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!