MemesEleitorais

343 palavras 2 páginas
Neste ano de 2014 tivemos uma das eleições mais acirradas dos últimos tempos, mas também foi marcada como a eleição da zoeira. As piadas, brincadeiras e paródias viraram sucesso nas redes sociais durante o período eleitoral e marcaram momentos importantes da disputa. As redes sociais foram bombardeadas pelo fenômeno “memes” e um dos principais candidatos a presidente e seu partido não ficariam de fora, sendo ele Aécio Neves do PSDB.
O primeiro debate eleitoral entre os candidatos para a Presidência aconteceu na emissora de televisão Band e a internet não perdoou nenhum deslize dos políticos, sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais durante esse período.
Com a disseminação da tecnologia e a facilidade e velocidade com que tudo acontece nos dias de hoje, podemos nos aprofundar na Cultura do Remix para justificar esses acontecimentos.
A Cultura do Remix é um termo criado a partir da Teoria da Comunicação, que representa uma sociedade acostumada a compartilhar, transformar e editar obras previamente conhecidas e protegidas por direitos autorais. A prática não é só presente na música, mas também na produção audiovisual e literária, utilizando da popularização dos recursos de produção de conteúdo e da facilidade de divulgá-los através das plataformas na internet. O mundo do remix tem como principal diferença a diminuição ou a ausência da permissão do autor original para consumir e modificar o produto cultural.
Toda essa facilidade de criar, recriar, modificar e compartilhar as coisas, propiciaram esse surgimento gigantesco dos “memes” no cenário politico do momento. O “meme” nada mais é que um termo grego que significa imitação. Na internet, ele refere-se a um fenômeno no qual uma pessoa, um vídeo, uma imagem, uma frase, uma ideia, uma música, uma hashtag, um blog etc., alcança muita popularidade entre os usuários. Seguem alguns exemplos abaixo:

Bibliografia
http://www.significados.com.br/meme/

Relacionados