Membro Pelvico Toraxico

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
Sumário









































Lista de Figuras




































1. Introdução


O corpo dos animais divide-se em: cabeça, pescoço, tronco e membros.
O esqueleto resulta da armação dos ossos entre si, dividindo-se em:
Esqueleto Axial: é o eixo principal do corpo, formado pelacabeça, coluna vertebral, costelas e esterno
Esqueleto Apendicular: formado pelos membros torácicos e pélvicos
Esqueleto visceral: ossos desenvolvidos no parênquima de alguma vícera ou órtão, não se articulando com nenhum outro osso. Ex. o osso do coração bovino.
Os animais domésticos não possuem uma cintura escapular completa, ou seja, não apresentam os ossos clavícula e coracóide, apenas aescápula. Nas aves essa cintura escapular é completa e nos felinos encontramos um vestígio de clavícula. Os membros torácicos se articulam com o tronco por meio de músculos, tipo de articulação, esta chamada de sisarcose. O membro torácico é composto pelos seguintes ossos: escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falanges e sesamóides.2. Carpo


São ossos curtos. Possuem duas fileiras: a proximal e a distal. Cada fileira possui um determinado número de ossos, dependendo da espécie.
Na fileira proximal denomina-se, no sentido médio lateral, respectivamente, o carpo radial, intermédio do carpo, carpo ulnar e o acessório do carpo.
Na fileira distal pode haver o primeiro, segundo, terceiro e quarto ossocárpico.
Os ossos do carpo articulam-se entre si e apresentam, em consequência, várias facetas articulares.
Diferença entre espécies:
Equino: possui quatro ossos na fileira proximal. Na fileira distal geralmente são três, mas o primeiro osso cárpico é inconstante. O acessório do carpo é mais desenvolvido do que no bovino.
Bovino: possui quatro ossos na fileira proximal e dois na distal; o segundoe o terceiro fundidos e o quarto osso cárpico. O acessório é curto espesso e arredondado.
Suíno: possui quatro ossos na fileira proximal e quatro na distal, sendo o quarto osso cárpico o maior da fileira distal.
Carnívoro: possui três ossos na fileira proximal; o radial e o intermédio fundem-se. E quatro na fileira distal, sendo o quarto osso o maior.
Humano: em número de oito em cada mão.Dividem-se em ossos da fileira proximal e ossos da fileira distal do carpo. Os ossos da fileira proximal do carpo são de lateral para medial: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. O osso pisiforme se localiza anteriormente ao piramidal, além de ser um osso curto também é classificado como osso sesamóide. Os ossos da fileira distal do carpo são de lateral para medial: trapézio, trapezóide,capitato (maior osso do carpo) e hamato. O osso trapezóide se articula com o primeiro osso metacarpal, constituindo uma articulação móvel diferenciada em relação aos outros dedos, permitindo a grande independência móvel do primeiro dedo (polegar). O osso hamato apresenta um gancho em sua face anterior, denominado de hámulo do hamato.



Figura - Carpo esquerdo doequino com partes dos ossos adjacentes; vista medial

Figura - Carpo esquerdo do equino com partes dos ossos adjacentes; vista lateral


Figura - Carpo esquerdo do equino, com partes dos ossos adjacentes; vista palmar


Figura - Carpo esquerdo de bovino e ossos adjacentes, vista lateral


Figura - Carpo esquerdo bovino e ossos adjacentes, vista dorsal


Figura - Carpo Humano, vistadorsal


Figura - Carpo Humano, vista ventral
3. Metacarpo


Apenas um osso metacárpico completamente desenvolvido está presente nos ruminantes domésticos. Ele é o osso metacárpico III + IV, que se fundiram durante a vida fetal. Nos bovinos está também presente um osso metacárpico pequeno, rudimentar e estilóide, o metacárpico V, articulado à face lateral da extremidade proximal do grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membros pélvicos
  • ossos membro pelvico
  • membro pelvico cochal e fermo
  • Membros
  • Membro
  • Membros
  • Musculos pelvicos
  • Membros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!