Membranas

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
As especializações da membrana
A membrana plasmática é dotada de diversas especializações, as quais variam de acordo com as diferenciações celulares. Assim, temos as microvilosidades, asinvaginações de base, os desmossomos, as interdigitações, as cutículas e os cimentos intercelulares.
Microvilosidades
As microvilosidades são delgadas saliências da membrana plasmática, se expandem pelaSuperfície livre da Célula. Ocorrem nas células do epitélio intestinal e servem para aumentar a superfície de absorção.
Invaginações de base
As membranas das células dos canais renais possuem, na base,profundas invaginações relacionadas com o transporte da água reabsorvida por esses órgãos.
Desmossomos
Os desmossomos são espécies de "botões adesivos", que aparecem nas membranas adjacentes de célulasvizinhas. Ocorrem nos epitélios e servem para aumentar a adesão entre as células.
Interdigitações
As interdigitações correspondem a dobras da membrana que se encaixam para aumentar a adesão; tambémocorrem em células epiteliais.
Cutículas
As cutículas são camadas delgadas (películas) que em muitos casos recobrem externamente a membrana plasmática. A composição química dessas películasgeralmente é glicoprotéica. A cutícula também recebe o nome de glicocálix. As cutículas não são indispensáveis à integridade da célula, mas estão relacionadas com a associação celular na constituição dostecidos.
Cimentos intercelulares
Nos organismos pluricelulares, nos quais as células se organizam em tecidos, elas se acham ligadas entre si por meio de substâncias cimentificantes. Nos vegetais emgeral essas substâncias são pectatos de cálcio; nos tecidos animais são os ácidos hialurônico e condroitinossulfúrico.
A permeabilidade seletiva
Para a manutenção de suas funções vitais, uma célulanecessita de substâncias existentes no meio externo, como é o caso dos nutrientes. Por outro lado, a célula deve eliminar outras substâncias, como as toxinas para o meio extracelular. Para permitir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membranas
  • Membrana
  • Membrana
  • membrana
  • Membrana
  • Membrana
  • Membrana
  • membrana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!