membrana

Páginas: 17 (4146 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
ACADÊMICO: __________________________________RA: __________CURSO:________________
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Profª. Regina M. Rios

MEMBRANA CELULAR OU PLASMÁTICA (MP)
A Membrana plasmática (ou celular) (MP) tem cerca de 7 a 10 m de espessura e aparece, no microscópio eletrônico, como uma estrutura trilaminar formada por duas linhas escuras separadaspor uma linha central clara. Esta estrutura trilaminar ocorre na MP e em todas as demais membranas celulares.
Funções da MP:
-A MP mantém constante o meio intracelular (MI), possui receptores (proteínas receptoras) para hormônios e outros sinais químicos e estabelece conexões das células umas com as outras e com a matriz extracelular. Muitas substâncias (como os hormônios) regulam a atividade dacélula fixando-se em determinadas proteínas receptoras específicas presentes na MP. Desta maneira ativam ou inibem processos metabólicos.
-Intercâmbios: Através da MP se realizam as trocas entre a célula e o meio extracelular. A MP é uma barreira seletiva (permeabilidade seletiva);


A MP é uma fina membrana que limita e relaciona o interior da célula com o meio extracelular (ME). Como todamembrana biológica está constituída por lipídios e proteínas. Na MP são encontradas cerca de 50 classes diferentes de proteínas.


Os lipídios das MP são fosfolipídios: moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cauda hidrofóbica. As macromoléculas que apresentam esta característica de possuírem uma região solúvel em água (hidrofílica) e uma região insolúvel em meio aquoso, porémsolúvel em lipídios são denominadas anfipáticas. Os fosfolipídios formam duas camadas lipídicas fluidas e contínuas, onde estão inseridas moléculas de proteínas; esta organização molecular da membrana é denominada MODELO DO MOSAICO FLUIDO.
Os fosfolipídios estão organizados com suas cadeias apolares ou hidrofóbicas voltadas para o interior da membrana, enquanto que as cabaças polares ou hidrofílicasficam voltadas para os meios intra e extracelular, que são meios aquosos.


As membranas das células animais contêm colesterol, o que não acontece com as células vegetais, que possuem outros esteróis. Quanto maior a concentração de esteróis menos fluida será MP. Também há oligossacarídeos (açúcares) associados às proteínas e aos lipídios formando o glicocálix ou glicocálice na célula animal.Enquanto a bicamada lipídica determina a estrutura básica das membranas biológicas, as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana, atuando como receptores específicos, enzimas, proteínas transportadoras, entre outras funções.
Muitas estruturas da célula estão constituídas por membranas. Organelas citoplasmáticas e outras estruturas formadas por membranas:
- Retículoendoplasmático (RE) liso e rugoso
-Complexo de Golgi
- Lisossomos
- Peroxissomos
- Mitocôndrias
- Endossomos
- Plastos (célula vegetal)
- Envoltório nuclear

As proteínas da membrana celular ou plasmática

Proteínas da Membrana
Enquanto a bicamada lipídica determina a estrutura básica das membranas biológicas, as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana, atuando comoreceptores específicos, enzimas, proteínas transportadoras, entre outra funções.
As proteínas podem ser:
a) Em relação à associação com os lipídios:
-Intregais ou Intrínsecas ou Transmembranas – atravessam a bicamada lipídica e representam 70% das proteínas de membrana.
-Periféricas ou Extrínsecas - se prende a superfície interna e externa da membrana plasmática através de vários mecanismos.

b)Quanto a função:
-Enzimas: aumentam a velocidade de reações químicas (ex: ATPases – enzimas de membrana que catalisam a hidrólise do ATP)
-Receptores: são proteínas que se combinam com moléculas específicas ou ligantes. A interação de um receptor de membrana com um ligante externo pode fazer com que a membrana gere um sinal que estimule ou iniba atividades internas (por exemplo, sinais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membranas
  • Membrana
  • Membrana
  • membrana
  • Membranas
  • Membrana
  • Membrana
  • Membrana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!