membrana

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema1 é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas.2 Ela estabelece a fronteira entre o meiointracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.3

Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com umaespessura de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.

A membrana celular nãoé estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz eque devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).

Toda a célula,seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. A membrana plasmática é tão fina (entre 6 a 9 nm) que os mais aperfeiçoados microscópiosópticos não conseguiram torná-la visível. Foi somente após o desenvolvimento da microscopia eletrônica que a membrana plasmática pode ser observada. Nas grandes ampliações obtidas pelo microscópioeletrônico, cortes transversais da membrana aparecem como uma linha mais clara entre duas mais escuras, delimitando o contorno de cada célula.



Constituição química da membrana plasmática

Estudos commembranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituiçãolipoprotéica.







A organização molecular da membrana plasmática

Uma vez identificados os fosfolipídios e as proteínas como os principais componentes moleculares da membrana, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membranas
  • Membrana
  • Membrana
  • Membranas
  • Membrana
  • Membrana
  • Membrana
  • membrana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!