Membrana plasmática

Páginas: 2 (333 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
02. (VUNESP) Um estudante colocou dois pedaços recém-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo solução salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I ascélulas do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram o tamanho normal. Qual a conclusão do estudante quanto:
02. a)  I – Solução hipertônica
          II – Soluçãoisotônica

      b)  A célula perdeu água  e o citoplasma descolou-se, afastando-se da parede celular.
3 Quando os cientistas querem obter pedaços de membrana plasmática de células animais paraestudo,eles devem colocar as células em meio hipertônico,hipotônico ou isotônico?Justifique
A célula tem de ser colocada num meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular.

a água tem tendênciapara deslocar se do meio hipotônico para o meio hipertônico. Assim como o meio hipertônico é o interior da célula a água vai deslocar-se para lá, fazendo com a célula fique túrgida (aumente de volume).Como se trata de uma célula animal, esta não tem parede celular, por isso com o aumento de volume esta acaba por romper, permitindo aos cientistas recolherem pedaços das suas membranas.
4 pergunta:Umpesquisador verificou que a substância por ele estudada apresentava como efeito, em meio de cultura de linfócitos, a diminuição da concentração intracelular do íon potássio. A explicação admitida pelopesquisador para essa diminuição foi a ocorrência de alterações na função de, pelo menos, um dos seguintes sistemas: a bomba de sódio-potássio, os canais de transporte passivo de potássio ou asíntese de ATP na célula.
Os gráficos a seguir mostram possíveis alterações nas funções de cada um desses sistemas; o ponto 0 representa a função normal, na ausência da substância estudada, e o sinalpositivo e o negativo representam, respectivamente, o aumento e a diminuição da função.

O gráfico no qual cada um dos três sistemas apresenta uma alteração compatível com o efeito da substância é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membrana Plasmática
  • Membrana plasmatica
  • Membrana plasmática
  • Membrana plasmática
  • MEMBRANA PLASMÁTICA
  • Membrana plasmática
  • Membrana Plasmática
  • membrana Plasmatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!