Membrana plasmática

Páginas: 14 (3414 palavras) Publicado: 27 de maio de 2012
CITOLOGIA


A membrana separa o meio intracelular do meio extracelular. É o compartimento que delimita toda célula viva.
Não é visualizada em microscópio óptico, uma vez que sua espessura é diminuta, só podendo ser vista pelo microscópio eletrônico.
Organização EUCARIONTE das células: Possui membrana nuclear, o que define o núcleo; e presença de várias organelas. Quandocomparado com as células procariontes, os eucariontes são muito mais complexos, possuem várias organelas e a maioria das reações ocorre em compartimentos próprios.
Além da membrana plasmática, a célula eucariótica possui um elaborado sistema de membranas (ex.: envoltório nuclear, retículo endoplasmático, mitocôndria, aparelho de Golgi) que divide a célula em compartimentos. Assim, a célula executa,em separado e com mais eficiência, funçoes especializadas que não poderiam ser realizadas em um único compartimento. (COMPARTIMENTALIZAÇÃO)

FUNÇÕES:
PERMEABILIDADE SELETIVA
Trocas entre o meio e a célula, onde a membrana seleciona tudo o que entra e sai. Controlam a passagem de íons e de moléculas pequenas, ou seja, de solutos. Assim, a permeabilidade seletiva impede ointercâmbio indiscriminado dos componentes das organelas entre si e dos componentes extracelulares com os da célula. (nutrição, solvente e solutos entram, quando necessários; substâncias desnecessárias são impedidas de penetrar ou são eliminadas – excretadas – do citoplasma).
A maior parte da membrana é hidrofóbica, sendo assim, compostos hidrofílicos terão dificuldade de passar.

ANTIGENICIDADEProduz ANTICORPOS.
Um bom exemplo são os grupos sanguíneos. Ex.: No grupo A tem açúcares que não tem no B; o grupo 0 não tem nenhum tipo de açúcar.
SUPERFÍCIE CELULAR – importante para resposta imune e auto-imune.

MANUTENÇÃO DO POTENCIAL ELÉTRICO através da membrana. A membrana tem carga; o que é importante na CONTRAÇÃO MUSCULAR.

RECONHECIMENTO e ADESÃO CELULAR
Na membrana plasmática existemmoléculas mediante as quais as células se reconhecem e se aderem entre si e com componentes da matriz extracelular.
Graças a seus receptores, é capaz de reconhecer outras células (ex.: hormônios, neurotransmissores, etc). Esse reconhecimento, pela ligação de uma molécula específica (ligante ou sinal químico) com o receptor da membrana, desencadeia uma resposta que varia conforme a célula e oestímulo recebido. A resposta pode ser contração ou movimento celular, inibição ou estimulação da secreção, síntese de AC, proliferação mitótica, etc.
Através de suas membranas, certas células se prendem firmemente umas às outras, formando muitas vezes camadas que delimitam compartimentos diferentes.
Em muitos tecidos, as membranas celulares apresentam moléculas que se ligam aos componentes da matrizextracelular, participando, assim, tanto da fixação da célula em determinados locais (ligações estáveis), como servindo de apoio para a migração celular (ligações instáveis) no interior do tecido.
É importante para a integridade dos tecidos e dos órgãos.

DELIMITAÇÃO DO VOLUME CELULAR
O volume das células se altera, de acordo com a concentração de soluções em que são colocadas.

SUPORTEFÍSICO PARA ATIVIDADE ORDENADA DAS ENZIMAS QUE NELAS SE ENCONTRAM
Muitos sistemas enzimáticos são presos às membranas, o que possibilita uma ordenação seqüencial da atividade de cada enzima, aumentando a eficiência do sistema.
As moléculas enzimáticas fixam-se às membranas numa sequência tal que o produto de uma enzima é processado pela enzima ao lado, e, assim, sucessivamente, até a obtenção doproduto final da cadeia enzimática.

COMPOSIÇÃO:
LIPÍDEOS
PROTEÍNAS
GLICÍDEOS (COH ou açúcares), em menor concentração (de 10 a 15%)
A proporção dos componentes da membrana varia muito. As células nervosas tendem a ter mais lipídeos (papel de isolante térmico), enquanto as membranas mitocondriais internas, que são metabolicamente muito ativas, contêm mais proteínas. As células...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membrana Plasmática
  • Membrana plasmatica
  • Membrana plasmática
  • MEMBRANA PLASMÁTICA
  • Membrana plasmática
  • Membrana Plasmática
  • membrana Plasmatica
  • Membrana Plasmatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!