Membrana plasmática

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
MEMBRANA PLASMÁTICA
Separa o meio intracelular do extracelular.
Responsável pelo controle de entrada e saída de substâncias na célula.
Reconhece outras células e diversos tipos de moléculas: sinal químico → receptor de membrana.
Formação de camadas que delimitam os compartimentos celulares
Estabelece canais de comunicação entre as células contiguas facilitando a troca de moléculasCONSTITUIÇÃO DAS MEMBRANAS CELULARES: BIOMOLÉCULAS
Proteínas, Lipídios e Hidratos de Carbono
Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS
Catalisadores;
Elementos estruturais (colágeno) esistemas contráteis;
Armazenamento(ferritina); 
Veículos de transporte (hemoglobina); 
Hormônios (insulina);
Anti-infecciosas (imunoglobulina) e Defesa (gamaglobulinas);
Enzimáticas (lipases);
Nutricional (caseína);
Coagulação sanguínea (fibrinogênio, trombina).
TIPOS DE PROTEÍNAS PRESENTES NA MEMBRANA PLASMÁTICA
Integrais ou intrínsecas – associadas aos lipídios; Correspondem a 70% dasproteínas de membrana;
Periféricas ou extrínsecas – podem ser isoladas facilmente; prendem-se a superfície interna e externa da membrana

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono.
São moléculas longas com uma extremidade hidrofílica ( solúvel em meio aquoso) e uma região hidrofóbica (insolúvel emágua mas solúvel em lipídios - regiões anfipáticas).
FUNÇÕES DOS LIPÍDIOS
Reserva de energia (triglicerídeos);
Armazenamento e transporte de combustível metabólico;
Componente estrutural das membranas biológicas;
Oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção de células e órgãos e para todo o organismo (panículo adiposo sob a pele), o qual ajuda a dar a forma estéticacaracterística;
Dão origem a moléculas mensageiras, como hormônios, etc.
Membrana plasmática: formada por dupla camada de lipídios
O lipídio mais comum de membrana é o fosfolipídio.
Função do colesterol:
Diminui a interação entre as moléculas de fosfolipídios, mantendo a fluidez da membrana, mesmo em baixas temperaturas. Ele serve de matéria-prima para as membranas celulares. E, como se não bastasse,é o ingrediente principal dos hormônios sexuais e da bile - o suco produzido pelo fígado, essencial para a digestão dos alimentos. "Também participa da composição da vitamina D, sendo importante para os ossos",.
O colesterol é insolúvel em água. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exteriorcomposta principalmente por proteínas hidrossolúveis. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:
lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos.
lipoproteínas de alta densidade (HighDensity Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais (retardando o processo arterosclerótico)
Do colesterol liberado ao intestino com a produção de bile, 92-97% é reabsorvido e reciclado via circulação entero-hepática.
O colesterol é excretado do fígado na bile e é reabsorvido nos intestinos. Dentro decertas circunstâncias, quando está mais concentrado, como na vesícula biliar, ele se cristaliza e é um dos principais constituintes da maioria das pedras na vesícula biliar.
O termo hipercolesterolemia refere-se a níveis aumentados de colesterol na corrente sanguínea. Condições com elevadas concentrações de partículas LDL estão associadas com a formação de ateromas nas paredes das artérias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membrana Plasmática
  • Membrana plasmatica
  • Membrana plasmática
  • Membrana plasmática
  • MEMBRANA PLASMÁTICA
  • Membrana plasmática
  • Membrana Plasmática
  • membrana Plasmatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!