Memórias

Páginas: 31 (7531 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
O que são memórias

Memórias são dispositivos que armazenam informações. Neste conceito, podemos incluir até os meios analógicos, como os antigos discos de vinil e fitas magnéticas para áudio e vídeo analógicos. Mas o objetivo aqui são as informações digitais, de forma que a idéia de memória fica implicitamente relacionada com dados digitais.



Classificação de Memórias digitais

asmemórias de acesso seqüencial, o tempo de escrita e/ou leitura de um dado depende da posição do mesmo. É o caso de discos e fitas magnéticas (disquetes, discos rígidos, etc) e discos óticos (CDs). Nas memórias de acesso aleatório, o tempo independe da posição do dado. São normalmente implementadas com circuitos lógicos.

As memórias voláteis perdem os dados armazenados se a alimentação elétrica dodispositivo é removida. Em geral são as memórias feitas de circuitos lógicos, mas existem tipos que preservam os dados. Nas memórias não voláteis, os dados são preservados na falta de alimentação elétrica. É o caso de discos e fitas magnéticas e discos óticos.

Nas memórias de somente leitura, os dados são gravados em fábrica e não podem ser posteriormente alterados, em contraste com as de leitura/escrita, cujos dados podem ser livremente modificados. Dispositivos de discos ou fitas magnéticas são em geral de leitura / escrita (disquetes, discos rígidos, etc). Discos óticos podem ser de um ou de outro tipo (CD comum, CD gravável). Memórias com circuitos lógicos também podem ser de apenas leitura ou de leitura / escrita.

Aqui tratamos apenas das memórias com circuitos lógicos. Em geral,elas são de acesso aleatório. A sigla inglesa RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) é comumente usada para as memórias de operação de computadores, que, além de acesso aleatório, são também voláteis e de leitura / escrita. Mas, tecnicamente, a sigla RAM pode ser aplicada para qualquer memória de acesso aleatório, independente de outras propriedades.


Um pouco de história(memórias de retardo e de núcleo magnético)

Comparadas com as de hoje, as memórias dos primeiros computadores eram rudimentares, volumosas, de pequena capacidade. Afinal, foram desenvolvidas numa época em que não havia transistores ou circuitos integrados. Mas o estudo de alguns tipos pode ser útil para lembrar alguns princípios da física.

A primeira memória de computador usava um meio físico(mercúrio líquido) para formar uma linha de retardo de pulsos de ondas sonoras que representavam bits de informação. Ver Figura.

O transdutor da extremidade esquerda converte sinais elétricos em ondas sonoras e o da direita, sinais sonoros em elétricos.

[pic]



Assim, uma seqüência de dados em forma de pulsos elétricos aplicada no amplificador esquerdo é convertida em uma seqüência depulsos mecânicos que se desloca através do mercúrio contido no tubo, na velocidade de propagação do som neste meio.

Do amplificador direito, há uma realimentação elétrica para a entrada.

A realimentação mantém a seqüência de pulsos indefinidamente no dispositivo, enquanto houver operação dos amplificadores. Ou seja, a informação é armazenada e pode ser usada quando necessário.

Essasmemórias, construídas nos primeiros anos da década de 1950, usavam tubos de comprimento aproximado 1500 mm, que podiam armazenar 384 bits de informação. Valor irrisório para os tempos atuais. Variações de temperatura afetam a velocidade de propagação, causando problemas de sincronização de dados. Posteriormente o mercúrio foi substituído por espirais de fios de ligas metálicas de boa estabilidade térmica,para aumentar a capacidade.

A maior evolução das memórias dos primeiros computadores foi dada pelas memórias de núcleo magnético, que usavam ferrite como material dos núcleos.

Ferrite (nome comercial provavelmente) é um material magnético desenvolvido no final da década de 1930. É formado basicamente por óxido de ferro (Fe2O3) e óxidos de outros metais como zinco, níquel, manganês,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEMORIA
  • Memória
  • Memória
  • Memórias
  • memoria
  • Memoria
  • Memórias
  • Memoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!