Memórias de computador

Páginas: 36 (8764 palavras) Publicado: 16 de março de 2012
Trabalho de Informática
Memórias de Computador

Professor:

Alunos – Turma MCT1BN

a) Alexandre
b) Bruno



Barueri, 02 de março de 2012.
Sumário
O que é memória .........................................................................................................2
História da PrimeiraMemória.......................................................................................3
O primeiro Chip DRAM............... .................................................................................4
Tipos de memórias de computador .............................................................................5
Conclusão...................................................................................................................12Bibliografia..................................................................................................................12

Resumo
O presente trabalho procura mostrar os preceitos fundamentais e características essenciais das memórias. Componente fundamental na armazenagem de dados nos computadores. A primeira geração de memórias surgiu na década de 40 e eram a válvulas. As memórias continuam em fantástica eextraordinária evolução. Estão num incrível processo de miniaturização, mais rápidas e com incrível capacidade de armazenamento.

Abstract

Introdução

Nos primeiros computadores, as instruções de funcionamento eram programadas em hardware. Em 1945 John Louis Von Neumann propõe uma nova arquitetura de funcionamento para os computadores. A partir desta proposta, qualquer computador poderia executarqualquer conjunto de instruções, desde que tivesse o programa apropriado. A maioria das máquinas atuais utiliza a arquitetura de Von Neumann como molde. Isto implica na adoção de um modelo fortemente baseado em memória, onde dados e instruções são colocados em um repositório único. De fato, a memória pode ser vista como um vetor onde cada posição (índice) contém um instrução / dado, iniciando doendereço zero até o máximo valor de endereçamento do processador. Esta organização de uma memória é puramente lógica do ponto de vista de sua materialização. Desde os anos 60 já fora percebido que a materialização do conceito de memória, como descrita acima, exigiria uma enorme quantidade de recursos. Memórias grandes e rápidas, abstendo-se da discussão filosófica-temporal dos adjetivos, são carase ocupam muito espaço físico para sua implementação. Por isto, usamos hoje um sistema de memórias formando uma hierarquia.

Entendemos como memória os dispositivos que armazenam os dados com os quais o processador trabalha, lendo e escrevendo informações. Sem memória não haveria nenhum computador digital de programa armazenado. Neste trabalho apresentaremos os principais tipos de memóriasprimárias, secundárias e terciárias. Do seu surgimento na década de 50 e de sua evolução até os dias de hoje.

O que é memória?
Basicamente, é um componente de um sistema de computação cuja função é armazenar os dados, temporariamente ou definitivamente.
Os jogos eletrônicos são alguns dos softwares que mais utilizam memória, assim como programas de edição de imagem e vídeo. No caso dos jogos, a cadasegundo é necessário carregar uma nova textura ou animação, isto exige uma memória bastante rápida e ampla, ou os arquivos podem chegar ao processador com lentidão, causando assim o famoso “travamento” no jogo ou programa.
As tecnologias de memória usam materiais e processos bastante variados. Na informática, elas têm evoluído sempre em direção a uma maior capacidade de armazenamento, maiorminiaturização, maior rapidez de acesso e confiabilidade, enquanto seu custo cai constantemente.
Entretanto, a memória de um computador não se limita a sua memoria individual e física, ela se apresenta de maneira mais ampla, e sem lugar definido (desterritorializada). Temos possibilidades de armazenar em diversos lugares na rede, podemos estar no Camboja e acessar arquivos que foram armazenados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memórias de Computador
  • As memórias do computador
  • Memorias do computador
  • Memória de computador
  • Memória de computador
  • Memorias de computador
  • Memoria de computador
  • memorias de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!