Memória

Páginas: 3 (750 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Processo de Recuperação da memória
A memória é o processo cognitivo que compreende a retenção e a recuperação da informação. É um sistema aberto em que a informação entra (aquisição), é armazenada(retenção), podendo ser recuperada (recordação).
Quando evocamos um objeto, fato ou acontecimento, a sua representação na memória não é uma reprodução fiel. As representações implicam uma seleção dainformação, a sua codificação, a associação a experiências anteriores ou a acontecimentos relevantes. Marcadas pela experiência, pelas emoções, pelos afetos, as representações são guardadas pelamemória, sendo ativadas sempre que necessário. A realidade exterior ausente pode ser substituída por uma realidade interior mantida pela memória, que, entretanto foi modificada.
Então o processo derecuperação é recuperar os conteúdos mnésicos de acordo com o modo que foram adquiridos e armazenados.
Processo de recuperação
Em muitos casos de esquecimento da memória de longo prazo resultam da perda doacesso à informação e não da perda da informação propriamente dita.
É como tentar encontrar um livro em uma grande biblioteca, ou seja, o fato de não conseguir encontrar o livro não significa que elenão esteja lá, podemos estar procurando no lugar errado ou ele pode estar guardado no lugar errado.
Falha no processo de recuperação
Em um experimento participantes foram instruídos a memorizaremuma lista longa de palavras. Ex: Maçã, pera, laranja, banana. Cão, gato, cavalo, vaca. Azul, verde, vermelho, amarelo. No qual esse grupo de participantes foi dividido em dois grupos, um grupo recebeupistas para auxiliar a memória, como fruta, animal, cores, enquanto o outro grupo, grupo-controle, não recebeu nada. Resultado: O grupo que recebeu as pistas recordou mais das palavras que ogrupo-controle, e quando os dois grupos receberam as pistas os dois recordaram o mesmo número de palavras. Conclui-se que quanto melhor as pistas de auxílio, melhor nossa memória. Esse princípio explica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEMORIA
  • Memória
  • Memória
  • Memórias
  • memoria
  • Memoria
  • Memórias
  • Memoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!